sicnot

Perfil

Cultura

Réplicas de pinturas do Museu de Arte Antiga em leilão online a partir de hoje

As réplicas das obras de arte da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), que estiveram expostas nas ruas de Lisboa na mostra "ComingOut", vão ser leiloadas 'online' entre hoje e domingo, pelo Palácio do Correio Velho.

MARIO CRUZ

As reproduções das obras da exposição "ComingOut", que estiveram nas ruas do Chiado e Príncipe Real até 01 de janeiro, serão leiloadas a partir de hoje, com uma base de licitação de cem euros, no Palácio do Correio Velho, em Lisboa.

Segundo o museu, foi a leiloeira que propôs a realização do leilão para que as verbas de venda das réplicas sejam usadas na angariação de fundos para a compra da obra "A Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira.

O leilão começa às 10:00 de hoje e termina às 22:00 de domingo, dia 10 de janeiro.

A exposição "ComingOut - E se o museu saísse à rua" consistiu na colocação, nas paredes exteriores de edifícios de Lisboa, de cerca de 30 reproduções de alta qualidade, em escala real, de obras de arte da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga.

Inaugurada em setembro, a exposição foi perdendo algumas das obras, mais de uma dezena, por furto. Quatro delas foram retiradas furtivamente do Chiado e recolocadas no exterior de edifícios no Laranjeiro, em Almada.

As obras que vão a leilão são réplicas, "mas têm um valor simbólico, porque têm uma história, estiveram na rua, foram vistas por milhares de pessoas". "Espero que haja uma entusiástica disputa no leilão", afirmou o diretor do museu, António Filipe Pimentel, à Lusa.

As verbas do leilão serão reencaminhadas para a campanha de angariação de 600.000 euros para a compra da tela "A Adoração dos Magos", que Domingos Sequeira pintou em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários desenhos preparatórios.

Lusa

  • Réplicas das obras de arte expostas nas ruas de Lisboa vão ser leiloadas
    2:46

    Cultura

    As réplicas das obras de arte da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, que estão expostas nas ruas de Lisboa, vão ser leiloadas online entre o dia 5 e 10 de janeiro, pelo Palácio do Correio Velho, em Lisboa. As verbas da venda serão usadas na angariação de fundos para a compra da obra "A Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.