sicnot

Perfil

Cultura

Violinista recupera "Stradivarius" esquecido em comboio alemão

A polícia alemã anunciou hoje que uma jovem violinista, que na terça-feira deixou um "Stradivarius" avaliado em cerca de 2,4 milhões de euros num comboio regional, já recuperou o instrumento.

© Toby Melville / Reuters

Em comunicado, a polícia federal indicou ter sido alertada pela instrumentista, que se apercebeu da falta do violino depois de sair do comboio que fazia a ligação entre Mannheim e Sarrebruck (sudoeste).

O violino em causa foi fabricado em 1727 na oficina de Antonio Stradivarius, em Cremona, na região italiana da Lombardia. Atualmente, existem ainda cerca de 550 instrumentos num total de 1.100 fabricados por Stradivarius.

Um destes violinos, o "Lady Blunt" de 1721, foi vendido em Londres por 11 milhões de euros em 2011, num leilão a favor das vítimas do 'tsunami' no Japão.

Até hoje, duas dezenas destes violinos foram roubados e não recuperados.

Lusa

  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma forte explosão, seguida de uma incêndio, terá destruído este domingo um estabelecimento comercial e um apartamento em Leicester, no Reino Unido. Não há vítimas a registar. As autoridades ainda não sabem o que poderá estar na origem da explosão.

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39