sicnot

Perfil

Cultura

Violinista recupera "Stradivarius" esquecido em comboio alemão

A polícia alemã anunciou hoje que uma jovem violinista, que na terça-feira deixou um "Stradivarius" avaliado em cerca de 2,4 milhões de euros num comboio regional, já recuperou o instrumento.

© Toby Melville / Reuters

Em comunicado, a polícia federal indicou ter sido alertada pela instrumentista, que se apercebeu da falta do violino depois de sair do comboio que fazia a ligação entre Mannheim e Sarrebruck (sudoeste).

O violino em causa foi fabricado em 1727 na oficina de Antonio Stradivarius, em Cremona, na região italiana da Lombardia. Atualmente, existem ainda cerca de 550 instrumentos num total de 1.100 fabricados por Stradivarius.

Um destes violinos, o "Lady Blunt" de 1721, foi vendido em Londres por 11 milhões de euros em 2011, num leilão a favor das vítimas do 'tsunami' no Japão.

Até hoje, duas dezenas destes violinos foram roubados e não recuperados.

Lusa

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.