sicnot

Perfil

Cultura

El Chapo ter-se-à encontrado com Sean Penn antes de ser capturado

A Rolling Stone revelou, este sábado, que o narcotraficante mexicano "El Chapo", recapturado após quase seis meses em fuga, encontrou-se secretamente com o ator norte-americano Sean Penn e gravou uma entrevista antes de voltar a ser preso.

Ator norte americano Sean Penn

Ator norte americano Sean Penn

© STRINGER Peru / Reuters

O artigo foi publicado pela revista norte-americana apenas um dia depois do anúncio da recaptura do traficante de droga tido como mais procurado do mundo, na sequência de uma operação militar em Los Machis, cidade costeira no estado mxeicano de Sinaloa.

Segundo a Rolling Stone, meses antes da captura de "El Chapo", Sean Penn viajou secretamente para a selva mexicana para se encontrar com o barão da droga e, após o encontro, foi acordada uma entrevista a realizar posteriormente. Contudo, no final, acabou por ser impossível fazê-la pessoalmente, mas Sean Penn enviou as perguntas e "El Chapo" concordou gravar as respostas em vídeo.

Pouco mais de dois minutos retirados da entrevista exclusiva podem ser vistos no portal da Rolling Stone, com a revista a indicar que acredita que se trata da primeira de sempre concedida por Joaquín "El Chapo" Guzmán.

Entretanto, fonte oficial mexicana disse à agência noticiosa francesa AFP, sob a condição de anonimato, que as autoridades sabiam do encontro entre os dois, em outubro, e que tal fez parte da investigação que levou à recaptura.

O cartel que "El Chapo", dirigia terá traficado milhares de milhões de euros em droga para os Estados Unidos, que pedem, por isso, a sua extradição por uma série de acusações, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

As autoridades mexicanas anunciaram, este sábado, o início do processo, tendo a Procuradoria-Geral da República explicado que não há impedimento para concretizar a extradição emitida contra Guzmán, na sequência da fuga, a 11 de julho de 2015, de uma prisão de segurança máxima.

Uma das informações que levou à detenção do narcotraficante veio de diligências feitas pelo próprio para gravar um filme autobiográfico, tento contactado atores e produtores para concretizar o projeto.

"El Chapo" que protagonizou duas fugas em 14 anos, regressou à prisão de alta segurança de Altiplano, donde tinha conseguido escapar por um túnel com 1,5 quilómetros ligado a uma casa situada fora do perímetro do estabelecimento prisional, a qual se localiza a cerca de 90 quilómetros da capital mexicana.

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Pyongyang cria vídeo a simular ataque a navios dos EUA
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos da América pretendem reforçar as sanções à Coreia do Norte e investir nos esforços diplomáticos. Contudo, a tensão militar persiste. Pyongyang emitiu um vídeo em que simula um ataque a navios norte-americanos.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.