sicnot

Perfil

Cultura

Spike Lee e Jada Pinkett Smith boicotam cerimónia dos Óscares

Spike Lee e Jada Pinkett Smith anunciaram que vão boicotar a cerimónia deste ano dos Óscares. O realizador e a atriz, casada com Will Smith, querem denunciar a falta de diversidade nas nomeações.

© Mario Anzuoni / Reuters

Pelo segundo ano consecutivo, os atores de ascendência africana não fazem parte do lote de indicados às estatuetas de melhor ator ou atriz. Para Spike Lee, haver 40 atores nomeados em dois anos e nenhum ser afro-americano, é considerada uma ofensa à comunidade.

A falta de diversidade nas nomeações dos Óscares já tinha gerado polémica em 2015, com algumas celebridades a usar o hashtag #OscarsSoWhite nas redes sociais.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC