sicnot

Perfil

Cultura

Spike Lee e Jada Pinkett Smith boicotam cerimónia dos Óscares

Spike Lee e Jada Pinkett Smith anunciaram que vão boicotar a cerimónia deste ano dos Óscares. O realizador e a atriz, casada com Will Smith, querem denunciar a falta de diversidade nas nomeações.

© Mario Anzuoni / Reuters

Pelo segundo ano consecutivo, os atores de ascendência africana não fazem parte do lote de indicados às estatuetas de melhor ator ou atriz. Para Spike Lee, haver 40 atores nomeados em dois anos e nenhum ser afro-americano, é considerada uma ofensa à comunidade.

A falta de diversidade nas nomeações dos Óscares já tinha gerado polémica em 2015, com algumas celebridades a usar o hashtag #OscarsSoWhite nas redes sociais.

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.