sicnot

Perfil

Cultura

Autora de "Harry Potter" ganha prémio PEN de liberdade de expressão

A autora da série de livros "Harry Potter", J.K. Rowling, vai receber o prémio PEN 2016 de liberdade de expressão "pelo mundo da fantasia sem preconceitos" criado na sua obra, anunciou esta segunda-feira a Associação Americana de Escritores.

J.K. Rowling vai receber o prémio numa gala no Museu de História Natural, em Nova Iorque, a 16 de maio. (Arquivo)

J.K. Rowling vai receber o prémio numa gala no Museu de História Natural, em Nova Iorque, a 16 de maio. (Arquivo)

© Carlo Allegri / Reuters

A anterior edição do prémio coube, com grande polémica, aos editores da revista satírica francesa "Charlie Hebdo", vítimas de um ataque terrorista em janeiro, tendo o galardão distinguido já autores como Tom Stoppard ou Salman Rushdie.

J.K. Rowling vai receber o prémio numa gala no Museu de História Natural, em Nova Iorque, a 16 de maio.

"Através das suas experiências dentro e fora dos livros, graças a Rowling muitas crianças aprenderam não apenas o poder de dizer o que pensam mas também a importância de ouvir os outros", sublinhou Andrew Solomon, presidente da Associação Americana de Escritores.

Solomon enfatizou ainda o ativismo de Rowling pela liberdade de expressão, a criação da Volant, uma fundação de apoio à esclerose múltipla, e o seu trabalho na ONG Lumos, que se dedica a proporcionar o reencontro de crianças abandonadas com as suas famílias.

Na mesma cerimónia, será também distinguido, com um prémio de honra, o diretor-geral do grupo editorial Hachette, Michael Pietsch, que publicou os romances policiais de J.K. Rowling sob o pseudónimo de Robert Galbraith.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51