sicnot

Perfil

Cultura

CDS-PP questiona Augusto Santos Silva sobre condecoração de Tony Carreira

O CDS-PP questionou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a posição do Governo e da embaixada em Paris acerca da condecoração do cantor Tony Carreira, assim como do teor de declarações do próprio ministro Augusto Santos Silva.

(Arquivo)

(Arquivo)

Os centristas querem esclarecer porque é que a embaixada de Portugal não terá sido disponibilizada para a cerimónia, o motivo pelo qual o embaixador esteve ausente da entrega da condecoração atribuída pelo Estado francês, mas também acerca do que o ministro dos Negócios Estrangeiros disse sobre o assunto.

"Não considera V.Exa. que as declarações reproduzidas sobre este assunto podem ser entendidas como um juízo pessoal, depreciativo ou preconceituoso em relação à cultura popular portuguesa?", questionam 11 deputados do CDS-PP, incluindo o líder parlamentar, Nuno Magalhães, e a candidata à liderança do partido, Assunção Cristas.

Augusto Santos Silva disse ao Diário de Notícias que um dos seus sonhos enquanto sociólogo era assistir a um concerto de Tony Carreira.

Os parlamentares do CDS-PP questionam se a imagem da diplomacia terá sido "afetada por este incidente" e que diligências Santos Silva tenciona realizar, nomeadamente junto das comunidades portuguesas, para reparar a situação.

O Estado francês atribuiu a Tony Carreira o título de Cavaleiro da Ordem de Artes e Letras.

A 15 de janeiro, quando recebeu a medalha, Tony Carreira escreveu na sua conta na rede social de Facebook (com mais de 700 mil seguidores): "Quando tomei conhecimento desta condecoração, pedi se seria possível entregarem-me a medalha na embaixada de Portugal em Paris (a embaixada do meu país), pedido recusado pelo Sr. Embaixador de Portugal em Paris. Tive pena, fiquei triste, mas não mexe em nada com o meu orgulho em ser português".

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC