Ator morre após duas semanas hospitalizado
Ator morre após duas semanas hospitalizado
26.01.2016 12h13
O ator José Boavida, que estava hospitalizado há duas semanas após uma Paragem Cardio-Respiratória, morreu hoje, disse à agência Lusa o seu agente. José Boavida integrou ultimamente a série da RTP 'Bem-vindos a Beirais', entre outras em vários canais televisivos, bem como no teatro.De acordo com o agente do ator, Paulo Araújo, José Boavida não resistiu às sequelas da Paragem Cardio-Respiratória e faleceu esta noite no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora/Sintra), onde estava internado desde o acidente.
José Boavida tinha 51 anos e estada internado nos cuidados intensivos do Hospital Amadora-Sintra desde há duas semanas, depois de se ter sentido mal a caminho de casa e ter caído no chão inanimado, sendo posteriormente socorrido pelos bombeiros e pelo INEM.
Na série que ainda se encontra atualmente em programação na RTP1, José Boavida dava corpo ao mecânico Manuel Pedroso.
A 08 de janeiro de 2016, José Boavida perdeu os sentidos na rua, na zona do Palácio de Queluz, tendo sido transportado para o hospital Amadora-Sintra, onde ficou internado em coma induzido, com prognóstico reservado, depois de ter sofrido uma Paragem Cardio-Respiratória, segundo a família.
Nas redes sociais, a família esclareceu que o ator "não sofreu nenhum AVC, nem enfarte", mas sim uma paragem Cardio-Respiratória, depois de algumas notícias contraditórias sobre o que realmente tinha acontecido ao ator.
A revista Caras publicou na sua edição online a 22 de janeiro um comunicado da família na qual esta fazia o agradecimento público aos Bombeiros Voluntários de Queluz e à equipa do Institito Nacional de Emergência Médica (INEM) que socorreu o ator.
"Em primeiro lugar, esses 'jornalistas' não procuraram apurar a veracidade de algumas informações que recolheram em fontes não ligadas à família, nem ao hospital, acabando por sair notícias com informações falsas (O Zé não sofreu nenhum AVC, nem enfarte, mas sim uma paragem cardiorrespiratória); em segundo lugar as poucas informações passadas pela família (dizer que o INEM - VMER demorou a chegar) foram deturpadas para obtenção de títulos bombásticos (Filha acusa Inem de negligência) ", pode ler-se na mensagem da família publicada então pela revista.
Natural de Castelo Branco, José Boavida, que celebrou 30 anos de profissão no ano passado, participou em diversas séries de televisão e telenovelas nacionais, como Telhados de Vidro, Inspetor Max, Doce Fugitiva, Morangos com Açúcar e, mais recentemente, na série Bem-vindos a Beirais.
Mas o cinema também contou com a presença de Boavida, tendo entrado em filmes como "O Grande Kilapi", de Zézé Gamboa, A Vida Privada de Salazar", de Jorge Queiroga, o "Contrato", de Nicolau Breyner, "Amália -- O Filme", de Carlos Coelho da Silva, "O mergulho", de Jorge Paixão da Costa, "Até amanhã camaradas", de Joaquim Leitão, "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros, e "Alta Fidelidade", de Tiago Guedes e Frederico Serra, entre outros.
No teatro, participou em diversas peças ao longo da sua carreira, tendo começado em 1992 em A Barraca, com o "Mi Rival de Ralph Talbot", encenado por Hélder Costa, participando durante duas décadas e meia em mais de 20 peças.
Em 2013, subiu ao palco do Teatro Tivoli com "O Tesouro", numa encenação de José Wallenstein.
Além de ator de televisão e cinema, Boavida foi também encenador de inúmeras peças que subiram ao palco do Teatro AltaCena, da Sociedade Guilherme Cossoul, em Lisboa, a última das quais em 2012: "O Menino que queria ser Presidente", de Thomas Hadiberg.
Relacionados
- 2:47
Família do ator José Boavida revoltada por não haver viatura médica de emergência
A família do ator José Boavida, internado em coma, no hospital Amadora-Sintra, está revoltada pelo facto de o hospital não ter uma viatura médica de emergência, tal como obriga a lei. O ator foi vítima de uma paragem cardio-respiratória a menos de dois quilómetros das urgências, mas acabou por ser socorrido por uma VMER do Hospital S. Francisco Xavier.
-
Morreu o ator José Boavida
O ator José Boavida morreu à meia-noite e meia no hospital Amadora-Sintra.
Na Homepage
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Propostas de lei para reforçar paridade aprovadas na generalidade
O Parlamento aprovou hoje na generalidade as propostas de lei que visam reforçar a paridade entre homens e mulheres nos órgãos de poder político e nos cargos dirigentes da administração pública.
20.04.2018 às 13h10
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
- 2:09
- 3:31
45 anos de Partido Socialista
O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.
20.04.2018 às 0h27
-
Trump acusa Comey de fazer uma "caça às bruxas" com divulgação de notas das reuniões
O antigo diretor do FBI divulgou as notas que escreveu após as reuniões que teve com o Presidente norte-americano no ano passado. Foram entregues ontem ao Congresso norte-americano. Donald Trump reagiu no Twitter.
20.04.2018 às 12h15
-
Trump convida Putin a visitar EUA
O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.
20.04.2018 às 8h29
-
Desativação de bomba da II Guerra Mundial isola centro de Berlim
As autoridades alemãs estão hoje de manhã a isolar a zona da estação central de caminho de ferro de Berlim para desativar uma bomba que foi lançada durante a II Guerra Mundial obrigando a retirar cerca de 10 mil pessoas.
20.04.2018 às 8h44
-
Executado aos 83 anos o mais velho condenado à morte nos EUA
Um homem de 83 anos foi executado na quinta-feira no estado norte-americano do Alabama, tornando-se o mais idoso condenado à morte desde que a pena capital foi retomada nos EUA na década de 1970.
20.04.2018 às 10h53
-
Vulcão na ilha japonesa Kyushu entra em erupção pela primeira vez em 250 anos
Um vulcão na ilha japonesa Kyushu, adormecido há 250 anos, entrou em erupção na quinta-feira, forçando as autoridades a estender a zona de exclusão à volta da montanha devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.
20.04.2018 às 11h34
-
Xanana encontra-se com Guterres na ONU a meio da campanha em Timor-Leste
O líder da Aliança de Mudança para o Progresso (AMP, oposição), de Timor-Leste, Xanana Gusmão, participa na próxima terça-feira num encontro de alto nível na ONU, em Nova Iorque.
20.04.2018 às 9h33
-
Senado aprova à tangente novo diretor da NASA
O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 9h06
-
Medicamento de marijuana para epilepsia infantil avança nos EUA
O processo para a produção de um medicamento feito a partir da planta da Cannabis avançou esta quinta-feira, com um painel federal de especialistas a recomendá-lo para o tratamento de ataques epiléticos severos em crianças.
20.04.2018 às 11h01
- 7:21
Trocar a economia pela dança
No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança.
19.04.2018 às 21h52
- 5:16