sicnot

Perfil

Cultura

Fantasporto volta a "insistir" no cinema da América Latina

O diretor do festival internacional de cinema do Porto Fantasporto Mário Dorminsky disse hoje que a programação da 36.ª edição vai "insistir" na América Latina, região onde se encontram "os novos nomes" do cinema.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

O evento, que decorre de 22 de fevereiro a 06 de março no Rivoli -- Teatro Municipal, no Porto, vai ter a sua abertura oficial no dia 26 de fevereiro com a antestreia mundial de "Gelo", de Luís e Gonçalo Galvão Teles, e vai distinguir Nicolau Breyner como homenageado português do ano.

"É na América Latina que estão a aparecer os novos nomes, as descobertas, aqueles que de facto vão dar que falar. Isso e também, curiosamente, nos países de Leste [da Europa] em que polacos, húngaros, russos, que já no ano passado marcaram uma presença muito forte no Fantasporto, voltam a marcar presenças muito significativas neste festival", afirmou Mário Dorminsky.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que contou com a presença do realizador Luís Galvão Teles e do diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, a também diretora do festival Beatriz Pacheco Pereira disse que foram selecionados filmes de 40 países, de um total de 67 nacionalidades que concorreram.

Galvão Teles, que vai estrear o filme realizado "a quatro mãos" ou de forma "bicéfala" com o filho, tendo a espanhola Ivana Baquero (do "Labirinto do Fauno", de Guillermo del Toro) e Afonso Pimental, Albano Jerónimo e Ivo Canelas no elenco, disse tratar-se de um "filme de atores, um filme de imaginação, um filme de descoberta, que pede ao espetador que viva duas vidas numa vida só".

Beatriz Pacheco Pereira sublinhou a importância que vai ser dada à relação entre o cinema e a música ao longo da programação do evento e recordou que, entre os filmes que participam no festival, são abordadas temáticas como as migrações, o desenraizamento, a juventude e a violência.

O júri da secção Fantástico é composto por Ate de Jong, Romain Basset, Drew Casson, Marc Carreté e Mark Murphy, enquanto o júri da Semana dos Realizadores é constituído pelo vencedor do grande prémio do Fantasporto do ano passado, Károly Mészáros, o português Luís Diogo e Ernesto de Nova.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.