sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o ator norte-americano Abe Vigoda

O ator norte-americano Abe Vigoda, conhecido por ter participado em "O Padrinho", morreu esta terça-feira aos 94 anos de causas naturais, em New Jersey, anunciou a família.

Filho de russos judeus que emigraram para os Estados Unidos, Abe Vigoda nasceu a 24 de fevereiro de 1921 em Nova Iorque e morreu hoje durante o sono. (Arquivo)

Filho de russos judeus que emigraram para os Estados Unidos, Abe Vigoda nasceu a 24 de fevereiro de 1921 em Nova Iorque e morreu hoje durante o sono. (Arquivo)

JEFF ROBBINS / AP

Apesar de ter tido uma carreira em teatro, cinema e televisão desde a década de 1940, Abe Vigoda ficou célebre sobretudo por duas personagens, interpretadas nos anos 1970: o mafioso Sal Tessio em "O padrinho", de Coppola, e o detetive Philip K. Fish na série televisiva "Barney Miller".

A morte de Abe Vigoda era há muito tempo uma piada da cultura popular nos Estados Unidos, escreve hoje o jornal Los Angeles Times. Em 1982, a revista People dava o ator como morto quando na verdade se queria referir ao final da série "Barney Miller".

Na altura, numa resposta humorada ao engano, Abe Vigoda publicou um anúncio de página inteira na revista Variety, onde aparecia dentro de um caixão a ler a People.

"O sentido de humor manteve-se intacto, mas a carreira não", escreve hoje o jornal Los Angeles Times no obituário do ator, referindo que aquele anúncio antecipado de morte o perseguiu durante anos.

Filho de russos judeus que emigraram para os Estados Unidos, Abe Vigoda nasceu a 24 de fevereiro de 1921 em Nova Iorque e morreu hoje durante o sono.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC