sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o realizador francês Jacques Rivette

O realizador francês Jacques Rivette morreu hoje, aos 87 anos, noticiou o jornal Le Monde e o site Le Progrés.

Jacques Rivette (dir.) com Jane Birkin e Sergio Castellitto no Festival de Veneza em 2009.

Jacques Rivette (dir.) com Jane Birkin e Sergio Castellitto no Festival de Veneza em 2009.

© Tony Gentile / Reuters

Nascido em Rouen, Normandia, em 1928, Rivette foi um dos realizadores emblemáticos da movimento 'Nouvelle Vague', ao lado de Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol e Eric Rohmer.

Um dos seus filmes mais conhecidos "La Belle Noiseuse", de 1991, com Emmanuelle Béart e Michel Piccoli, ganhou o Grande Prémio do festival de cinema de Cannes.

Jacques Rivette iniciou a carreira em 1958, com o filme "Paris nous appartient", a sua primeira longa metragem.

Rivette realizou também "L'Amour Fou" (1968), "Céline e Julie vont en bateau" (1974), "Le Pont du Nord" (1981), entre outros. A sua última longa metragem "36 vues du pic Saint-Loup" saiu em 2009.

Entre 1952 e 1965 trabalhou na revista francesa de cinema Cahiers du Cinéma.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.