sicnot

Perfil

Cultura

Billy Bragg, The Unthanks e The Comet no Festival Músicas do Mundo em Sines

Billy Bragg, The Unthanks e The Comet is Coming são os primeiros nomes, hoje anunciados, do Festival Músicas do Mundo (FMM), que acontece em Sines e Porto Covo de 22 a 30 de julho.

CM Sines

Em comunicado, a organização afirma que o inglês Billy Bragg é "um dos 'cantautores' mais incisivos dos últimos quarenta anos" e, quanto aos The Unthanks, refere-os como "um dos grupos mais reconhecidos da folk britânica", mencionando os The Comet is Coming como "um novo projeto de música eletrónica, sediado em Londres".

Billy Bragg, de 58 anos, iniciou a carreira na década de 1970 e é "considerado uma figura influente do movimento 'anti-folk', dos anos 1980, ao trazer uma postura mais rebelde e politicamente assertiva para o discurso da folk tradicional".

"As suas canções são hinos de protesto entre os mais acutilantes da música britânica, expressão de uma vida pública marcada pelo ativismo e pela intervenção social", realça a mesma fonte.

Ao longo da carreira, Bragg gravou 12 álbuns de estúdio, editou sete compilações e duas "box sets".

"Em Sines irá cantar à guitarra novas e velhas canções do seu repertório, bem como versões de Woody Guthrie, de quem musicou letras inéditas, a convite da filha do 'cantautor' americano, e será acompanhado CJ Hillman, nas guitarras 'pedal steel', dobro e 'rickenbacker'".

Os The Unthanks, originários da região britânica da Nortúmbria, formaram-se em 2004, com a designação Rachel Unthank and The Winterset, com a qual se apresentou em Sines em 2008. O núcleo duro do grupo é formado pelas irmãs Rachel e Becky Unthank.

"As canções que escrevem contam sempre uma história. Tomam como ponto de partida a música tradicional do nordeste de Inglaterra, mas absorvem influências de músicos como Steve Reich, Sufjan Stevens, Robert Wyatt, Antony & The Johnsons, King Crimson e Tom Waits".

O seu álbum "The Bairns", de 2007, foi o único disco folk integrado nas listas de melhores álbuns da primeira década do século XXI, publicadas pelo jornal The Guardian e pela revista Uncut.

"Mount the Air" é o seu oitavo disco de originais, editado no ano passado.

The Comet is Coming é "um projeto de música de dança criado em Londres, em 2013, que cruza jazz, eletrónica, funk e rock psicadélico".

O grupo é constituído pelos músicos Shabaka Hutchings, Danalogue e Betamax. "Prophecy" foi o seu EP de estreia, editado no ano passado, estando previsto o primeiro álbum para este ano.

"A sua linguagem remete para Sun Ra, Frank Zappa, Jimi Hendrix e os 'workshops' radiofónicos da BBC, em que a banda emergiu, inspirados nas profecias de Nostradamus, classificam a música que fazem como 'uma banda sonora para um apocalipse imaginário', dentro de um universo estético povoado pela ficção científica e pelo cinema", afirma a organização do FMM.

De acordo com a organização, o Festival "é a experiência de música ao vivo mais global que acontece no nosso país", proporcionando "um retrato das músicas populares que se fazem hoje no mundo, mostrando como as tradições buscam a contemporaneidade e as migrações de ideias e pessoas dissolvem as fronteiras criativas".

No ano passado, assistiram aos diferentes espetáculos do FMM 90 mil pessoas, disse à Lusa, fonte da organização.

A primeira edição do FMM realizou-se em 1999.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
    0:53

    País

    José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59