sicnot

Perfil

Cultura

Caetano Veloso e Gilberto Gil juntos ao vivo em abril nos coliseus

Os músicos brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil regressam, juntos, a Portugal para dois concertos em abril nos coliseus do Porto e Lisboa, foi hoje anunciado.

© Denis Balibouse / Reuters

A digressão "Dois amigos, um século de música" passará a 24 de abril pelo Coliseu do Porto e a 27 desse mês pelo de Lisboa.

Caetano Veloso e Gilberto Gil, ambos com 73 anos, iniciaram em 2015 uma digressão conjunta, para apenas voz e violão e que já contou com mais de 40 concertos.

No verão passado, os dois músicos atuaram em Oeiras, no encerramento do Festival cooljazz, regressando agora para os coliseus.

O espectáculo desta digressão também já foi registado num duplo álbum e num DVD ao vivo, editado em janeiro em Portugal.

Caetano Veloso e Gilberto Gil - que celebraram 50 anos de carreira em 2015 - são dois dos renovadores da música popular brasileira, com carreiras paralelas que tiveram muitos pontos de contacto desde a década de 1960, dos tempos do tropicalismo e do exílio na Europa, até a atualidade.

O repertório que têm apresentado juntos em palco inclui, por exemplo, "Coração vagabundo", de Caetano Veloso, "Toda menina baiana", de Gilberto Gil, ou "Domingo no parque", que gravaram ao vivo em 1969 no álbum "Barra 69".

Os dois autores têm interpretado também a música mais recente que escreveram juntos, a primeira em mais de 20 anos, intitulada "As camélias do quilombo do Leblon".

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.