sicnot

Perfil

Cultura

PJ Harvey, Brian Wilson e Mudhoney no quinto Primavera Sound do Porto

A organização da versão nacional do festival de música Primavera Sound anunciou hoje o cartaz deste ano, a decorrer no Parque da Cidade de 09 a 11 de junho, com nomes como Brian Wilson, Mudhoney e PJ Harvey.

Akira Suemori

Num vídeo divulgado na página de Facebook do evento foram elencados os artistas que vão marcar presença na quinta edição do festival com origem em Barcelona, com destaque para o histórico Brian Wilson, dos Beach Boys, que vai interpretar o álbum "Pet Sounds" na íntegra.

O festival anunciou também os regressos a Portugal de bandas como Sigur Rós, Animal Collective, que apresentam o novo álbum "Painting With", Dinosaur Jr. de J. Mascis, e o retorno da cantora britânica PJ Harvey, também com novo álbum, o primeiro desde 2011, "The Hope Six Demolition Project".

O cartaz, cujo único nome anunciado até hoje era o dos franceses Air, conta ainda com Algiers, Beach House, Car Seat Headrest, Cass McCombs, Floating Points, Holly Herndon, Protomartyr ou o regresso ao Porto dos Explosions in the Sky.

Para além de nomes nacionais como Linda Martini, Sensible Soccers e White Haus, juntam-se ao alinhamento do Primavera Sound grupos como as Savages (que voltam ao Parque da Cidade), Tortoise, Ty Segall e U.S. Girls, entre muitos outros.

De assinalar também a atuação dos norte-americanos Mudhoney, banda de Seattle com quase 26 anos de existência que esteve ao lado de artistas como Nirvana na cena 'grunge' que partiu daquela cidade dos EUA para o mundo.

Os passes gerais para a quinta edição do festival de música Primavera Sound custam 90 euros.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11