sicnot

Perfil

Cultura

PJ Harvey, Brian Wilson e Mudhoney no quinto Primavera Sound do Porto

A organização da versão nacional do festival de música Primavera Sound anunciou hoje o cartaz deste ano, a decorrer no Parque da Cidade de 09 a 11 de junho, com nomes como Brian Wilson, Mudhoney e PJ Harvey.

Akira Suemori

Num vídeo divulgado na página de Facebook do evento foram elencados os artistas que vão marcar presença na quinta edição do festival com origem em Barcelona, com destaque para o histórico Brian Wilson, dos Beach Boys, que vai interpretar o álbum "Pet Sounds" na íntegra.

O festival anunciou também os regressos a Portugal de bandas como Sigur Rós, Animal Collective, que apresentam o novo álbum "Painting With", Dinosaur Jr. de J. Mascis, e o retorno da cantora britânica PJ Harvey, também com novo álbum, o primeiro desde 2011, "The Hope Six Demolition Project".

O cartaz, cujo único nome anunciado até hoje era o dos franceses Air, conta ainda com Algiers, Beach House, Car Seat Headrest, Cass McCombs, Floating Points, Holly Herndon, Protomartyr ou o regresso ao Porto dos Explosions in the Sky.

Para além de nomes nacionais como Linda Martini, Sensible Soccers e White Haus, juntam-se ao alinhamento do Primavera Sound grupos como as Savages (que voltam ao Parque da Cidade), Tortoise, Ty Segall e U.S. Girls, entre muitos outros.

De assinalar também a atuação dos norte-americanos Mudhoney, banda de Seattle com quase 26 anos de existência que esteve ao lado de artistas como Nirvana na cena 'grunge' que partiu daquela cidade dos EUA para o mundo.

Os passes gerais para a quinta edição do festival de música Primavera Sound custam 90 euros.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.