sicnot

Perfil

Cultura

Desfile de Carnaval da Figueira da Foz adiado para sábado

O desfile de Carnaval da Figueira da Foz, previsto para hoje à tarde, foi adiado para o próximo sábado devido à chuva e vento forte que se fazem sentir na região, disse à Lusa Paulo Gonçalves, da organização do desfile.

Preparativos para o desfile de Carnaval na Figueira da Foz

Preparativos para o desfile de Carnaval na Figueira da Foz

SIC

Esta situação "significa na prática que quase 50 por cento da receita de bilheteira é anulada, o que se não for recuperado no próximo sábado pode significar um prejuízo de cerca de 20 mil euros", disse Paulo Gonçalves.

"Corremos o risco de não recuperarmos rigorosamente nada, com uma agravante, ao remarcarmos outro desfile temos de garantir segurança, PSP, som, entre outras coisas. Vamos ter custos acrescidos. Temos de ver, alguns dias antes, se vale a pena ou não fazê-lo", sublinhou, em declarações à Lusa.

Contudo, a organização pretende, "para já, manter toda a gente mobilizada, manter o público atento ao carnaval da Figueira"- "Não queríamos fechar este carnaval sem fazer um segundo desfile, vamos tentar reeditar o desfile de hoje no próximo sábado, com o mesmo horário e o mesmo programa", acrescentou.

"Está a chover, está vento e está uma humidade de 80 ou 90 por cento. Está uma loucura, não há condições, não íamos ter ninguém na avenida, íamos estragar o material todo, não vale a pena", lamentou.

O desfile de hoje foi cancelado, mantendo-se, "como estava previsto, a entrega de prémios às escolas de samba, aos melhores grupos e aos melhores carros, no pavilhão multiúsos da câmara municipal", disse o responsável.

A organização do desfile, que, no âmbito de um protocolo assinado com a autarquia local, esteve este ano, pela primeira vez, a cargo da Associação do Carnaval de Buarcos e Figueira da Foz, contabilizou a participação de cerca de 12 mil pessoas no desfile do passado domingo.

"Se o realizássemos hoje íamos contar com um total de 20 a 24 mil pessoas nos dois dias", disse.

Na Figueira da Foz, o carnaval conta com 800 participantes, distribuídos por cinco grupos, três escolas de samba, um trio elétrico (camião com som e animação) e sete carros alegóricos que se espera possam desfilar no próximo sábado pela avenida do Brasil, fronteira à praia.

Lusa

  • Chuva obriga ao cancelamento do desfile em Ovar
    0:53

    É Carnaval

    O dia de Carnaval está a ser afetado pelo mau tempo em algumas regiões do país. Em Ovar, a chuva forte obrigou a organização a cancelar o desfile que estava previsto para esta tarde. A repórter da SIC Catarina Folhadela dá conta da decisão da organização deste desfile no concelho de Aveiro.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".