sicnot

Perfil

Cultura

Desfile de Carnaval da Figueira da Foz adiado para sábado

O desfile de Carnaval da Figueira da Foz, previsto para hoje à tarde, foi adiado para o próximo sábado devido à chuva e vento forte que se fazem sentir na região, disse à Lusa Paulo Gonçalves, da organização do desfile.

Preparativos para o desfile de Carnaval na Figueira da Foz

Preparativos para o desfile de Carnaval na Figueira da Foz

SIC

Esta situação "significa na prática que quase 50 por cento da receita de bilheteira é anulada, o que se não for recuperado no próximo sábado pode significar um prejuízo de cerca de 20 mil euros", disse Paulo Gonçalves.

"Corremos o risco de não recuperarmos rigorosamente nada, com uma agravante, ao remarcarmos outro desfile temos de garantir segurança, PSP, som, entre outras coisas. Vamos ter custos acrescidos. Temos de ver, alguns dias antes, se vale a pena ou não fazê-lo", sublinhou, em declarações à Lusa.

Contudo, a organização pretende, "para já, manter toda a gente mobilizada, manter o público atento ao carnaval da Figueira"- "Não queríamos fechar este carnaval sem fazer um segundo desfile, vamos tentar reeditar o desfile de hoje no próximo sábado, com o mesmo horário e o mesmo programa", acrescentou.

"Está a chover, está vento e está uma humidade de 80 ou 90 por cento. Está uma loucura, não há condições, não íamos ter ninguém na avenida, íamos estragar o material todo, não vale a pena", lamentou.

O desfile de hoje foi cancelado, mantendo-se, "como estava previsto, a entrega de prémios às escolas de samba, aos melhores grupos e aos melhores carros, no pavilhão multiúsos da câmara municipal", disse o responsável.

A organização do desfile, que, no âmbito de um protocolo assinado com a autarquia local, esteve este ano, pela primeira vez, a cargo da Associação do Carnaval de Buarcos e Figueira da Foz, contabilizou a participação de cerca de 12 mil pessoas no desfile do passado domingo.

"Se o realizássemos hoje íamos contar com um total de 20 a 24 mil pessoas nos dois dias", disse.

Na Figueira da Foz, o carnaval conta com 800 participantes, distribuídos por cinco grupos, três escolas de samba, um trio elétrico (camião com som e animação) e sete carros alegóricos que se espera possam desfilar no próximo sábado pela avenida do Brasil, fronteira à praia.

Lusa

  • Chuva obriga ao cancelamento do desfile em Ovar
    0:53

    É Carnaval

    O dia de Carnaval está a ser afetado pelo mau tempo em algumas regiões do país. Em Ovar, a chuva forte obrigou a organização a cancelar o desfile que estava previsto para esta tarde. A repórter da SIC Catarina Folhadela dá conta da decisão da organização deste desfile no concelho de Aveiro.

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.