sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas europeus com mais espectadores em 2015

As salas de cinema da Europa tiveram 1.210 milhões de espectadores em 2015, um aumento de 5,2% face a 2014, com Portugal, Finlândia e Dinamarca a contribuirem para essa subida, revelou hoje o MEDIA Salles.

© Agencja Gazeta / Reuters

Estes são dados preliminares, da exibição cinematográfica no espaço europeu, revelados hoje pelo projeto MEDIA Salles, do Programa Media da União Europeia, e que serão apresentados esta semana à margem do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa na quinta-feira.

Com base nas informações estatísticas já disponibilizadas por 32 países, no que toca à exibição comercial, em 2015 contabilizaram-se 1.210 milhões de espectadores, contra os 1.151 milhões de 2014.

"Foi um bom ano para os cinemas europeus", afirmou o presidente do MEDIA Salles, Paolo Protti.

Entre os países que registaram maior aumento de frequência de cinema em circuito comercial estão Portugal (com um aumento de 20,4%), Finlândia (20,3%) e Dinamarca (15,8%).

Em janeiro, o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) já tinha anunciado que em 2015, Portugal contabilizou 14,5 milhões de espectadores, ou seja, mais 2,5 milhões de espectadores - cerca de 20 por cento - do que em 2014.

Entre os países com maiores taxas de exibição, a Alemanha e Reino Unido também registaram subidas nos hábitos de consumo de cinema dos espectadores, enquanto França teve uma ligeira descida, de 1,4%.

O MEDIA Salles assinala ainda uma aceleração do processo de conversão tecnológica das salas de cinema, registando a existência de 36.200 salas com projeção em digital, cerca de 95% do panorama do circuito comercial.

Lusa

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".