sicnot

Perfil

Cultura

Ofélia, único amor de Pessoa, evocada no Dia dos Namorados em Lisboa

Ofélia Queiroz, a única namorada conhecida de Fernando Pessoa, vai ser evocada no domingo, Dia dos Namorados, no Cemitério dos Prazeres, com uma leitura de cartas trocadas entre ambos, numa iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

1888 - Nasce o escritor português Fernando Pessoa, autor de "Tabacaria", criador dos heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro.

1888 - Nasce o escritor português Fernando Pessoa, autor de "Tabacaria", criador dos heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro.

Os restos mortais de Ofélia, que morreu em 1991, e que se encontrava sepultada no Alto de São João, foram esta semana trasladados para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde decorrerá domingo, às 14:00, uma cerimónia oficial, segundo a autarquia.

No local, com a presença de vários responsáveis da CML, e do professor Eduardo Lourenço, vão ser lidas cartas trocadas por Ofélia e Pessoa, pelos atores Inês de Medeiros e Pedro Górgia.

"Será um momento de evocação de Ofélia como namorada de Fernando Pessoa", disse à agência Lusa José Manuel dos Santos, diretor cultural da Fundação EDP, responsável pela escolha das frases do escritor e da sua amada que foram colocadas na lápide de Ofélia.

"Ela terá sido a única namorada de Pessoa, mas é difícil dizer se o terá sido no sentido romântico ou erótico. Sabe-se que tinha por ela grande ternura, mas os seus grandes amores foram a mãe e o pensamento", sustentou José Manuel dos Santos.

Na lápide foram inscritas as frases, retiradas de cartas: "Gosto muito, mesmo muito da Ofelinha. Aprecio muito, muitíssimo, a sua índole e o seu caráter. Se casar não casarei senão consigo", ao que ela respondeu, "Agradeço muito os teus beijos e envio-te muitíssimos e muitos chi-corações apertados. Da tua, sempre mesmo muito tua, Ofélia".

Para José Manuel dos Santos, esta relação entre ambos "terá sido, como já disse Eduardo Lourenço, mais uma ficção de Pessoa sobre a sua própria vida".

"Com as limitações da época e da sua condição, Ofélia revelou uma grande inteligência e sabedoria na forma como conseguiu lidar com Fernando Pessoa", comentou, ressalvando que, pese embora a grande ternura que o escritor tinha por esta mulher, a obra dele não lhe permitia dedicar-se-lhe totalmente.

Por isso mesmo, ele escreveu: "Querem-me casado, fútil, quotidiano e tributável?", uma ideia que revela "o que verdadeiramente pensava do casamento e do desinteresse por esse lado da vida", sustenta José Manuel dos Santos.

O diretor cultural da Fundação EDP recordou que Pessoa chegou a estar sepultado no cemitério dos Prazeres durante 50 anos, antes de ser trasladado, em 1985, para o Mosteiro dos Jerónimos, "mas ainda há muitos turistas o procuram lá", onde agora se encontra Ofélia.

Apontou ainda que a CML está a pensar criar, no âmbito de roteiros sobre cemitérios em Lisboa, um circuito pessoano, pois nos Prazeres estão sepultados vários membros da família do escritor, nascido em 1888 e falecido em 1935.

A evocação de Ofélia, segundo a autarquia, vai contar ainda com a presença do vice-presidente da CML, Duarte Cordeiro, da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e da autora do livro "Cartas de Amor de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz", Manuela Pereira.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16