sicnot

Perfil

Cultura

Raro autorretrato de Paula Rego falha venda a leilão em Londres

Um dos raros auto-retratos da pintora portuguesa Paula Rego, avaliado por uma estimativa base de entre 200 mil a 250 mil libras (257 mil e 321 mil euros), falhou esta sexta-feira a venda em leilão em Londres.

O quadro foi à praça no leilão de arte contemporânea e do pós-guerra da Christie's, entre obras de Damien Hirst, Andy Warhol, Yves Klein, que no total rendeu cerca de 14,3 milhões de libras (18,5 milhões de euros).

O quadro foi à praça no leilão de arte contemporânea e do pós-guerra da Christie's, entre obras de Damien Hirst, Andy Warhol, Yves Klein, que no total rendeu cerca de 14,3 milhões de libras (18,5 milhões de euros).

O quadro foi à praça no leilão de arte contemporânea e do pós-guerra da Christie's, entre obras de Damien Hirst, Andy Warhol, Yves Klein, que no total rendeu cerca de 14,3 milhões de libras (18,5 milhões de euros).

"Border Patrol: Self-portrait with Lila, Reflection and Ana" é um trabalho de pastel sobre papel de 2004, onde, além de Lila Nunes, a modelo que a pintora portuguesa mais frequentemente usa, e Ana, outra colaboradora, surge também a própria Paula Rego.

Lila está sentada numa cadeira de madeira, olhando para o seu reflexo num pequeno espelho que Ana segura à sua frente, mas, em vez de mostrar a cara de Lila no espelho, a artista pinta o seu próprio rosto.

A obra fez parte da retrospectiva dedicada a Paula Rego pelo Museu Reina Sofia, em Madrid, em 2007-08, que viajou depois para o Museu Nacional de Mulheres nas Artes, em Washington.

Esta foi a segunda obra que falhou a venda em leilão esta semana: na quarta-feira, "The Bullfighter's Godmother", um quadro de acrílico em papel sobre tela, datado de 1990-91 e avaliado por entre 500 mil e 700 mil libras (687 mil e 961 mil euros), também não encontrou comprador.

Já "Untitled (Girl Shaving a Dog)" ["Sem título (Menina a fazer a barba a um cão)"], um pequeno acrílico sobre papel da série "A Menina e o Cão" de Paula Rego, foi arrematado por 137 mil libras (174 mil euros) na quinta-feira, desta vez na Sotheby's.

De acordo com as notas da leiloeira, a série, executada em 1986, tem referências ao sentimentos "violentos e ambíguos de Rego enquanto cuidava do marido doente", o pintor Victor Willing, que morreu em 1988 de esclerose múltipla.

O quadro mostra uma jovem mulher sentada numa cadeira a barbear o queixo e garganta de um cão como se fossem um homem.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.