sicnot

Perfil

Cultura

"The Big Short" e "O Caso Spotlight" premiados pelos argumentistas norte-americanos

Os filmes "The Big Short - A queda de Wall Street" e "O Caso Spotlight" foram os principais premiados pelo Sindicato dos Argumentistas norte-americanos, durante a cerimónia que decorreu no sábado, em Los Angeles e Nova Iorque (EUA).

© Mike Blake / Reuters

"The Big Short - A queda de Wall Street", uma comédia negra sobre o 'crash' do sistema financeiro em 2008, conquistou o galardão de melhor argumento adaptado, enquanto "O Caso Spotlight" venceu na categoria de melhor argumento original.

Os prémios, atribuídos a duas semanas dos Óscares, são fruto da votação de 1.200 membros do sindicato (Writers Guild, em inglês) e foram anunciados em cerimónias simultâneas, na Century Plaza em Los Angeles e na Edison Ballroom em Nova Iorque.

O galardão de "O Caso Spotlight", que relata o trabalho de investigação de uma equipa de jornalistas a um caso de padres pedófilos, foi atribuído pelo trabalho dos argumentistas Josh Singer e Tom McCarthy, e ficou à frente dos argumentos de "A ponte dos espiões", "Sicario - Infiltrado", "Straight outta compton" e "Trainwreck".

Este filme, protagonizado por Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams, está nomeado para seis Óscares.

"The Big Short - A queda de Wall Street", nomeado para cinco Óscares e escrito por Charles Randolph e Adam McKay, ultrapassou "Carol", "Perdido em Marte", "Steve Jobs" e "Trumbo".

O prémio para melhor argumento de documentário foi entregue a Alex Gibney pelo filme for "Going Clear: Scientology and the Prison of Belief", sobre a história da igreja da cientologia e do seu fundador, L Ron Hubbard.

Nas categorias televisivas, a série "Better Call Saul venceu o prémio de melhor episódio dramático com o segmento "Uno", escrito por Vince Gilligan e Peter Gould. "Silicon Valley" conquistou o prémio de melhor episódio de comédia televisiva com "Sand Hill Shuffle", escrito por Clay Tarver.

A série "Mad Men" venceu o prémio de melhor drama televisivo e "Veep" o de melhor série de comédia.

Mais do que os Globos de Ouro, distribuídos pela imprensa internacional, os prémios dos diferentes sindicatos profissionais do cinema norte-americano (atores, realizadores, produtores e argumentistas), cujos membros fazem frequentemente parte dos eleitores nos Óscares, são indicadores fiáveis na corrida às preciosas estatuetas.

A cerimónia de entrega dos Óscares está agendada para 28 de fevereiro.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.