sicnot

Perfil

Cultura

"The Big Short" e "O Caso Spotlight" premiados pelos argumentistas norte-americanos

Os filmes "The Big Short - A queda de Wall Street" e "O Caso Spotlight" foram os principais premiados pelo Sindicato dos Argumentistas norte-americanos, durante a cerimónia que decorreu no sábado, em Los Angeles e Nova Iorque (EUA).

© Mike Blake / Reuters

"The Big Short - A queda de Wall Street", uma comédia negra sobre o 'crash' do sistema financeiro em 2008, conquistou o galardão de melhor argumento adaptado, enquanto "O Caso Spotlight" venceu na categoria de melhor argumento original.

Os prémios, atribuídos a duas semanas dos Óscares, são fruto da votação de 1.200 membros do sindicato (Writers Guild, em inglês) e foram anunciados em cerimónias simultâneas, na Century Plaza em Los Angeles e na Edison Ballroom em Nova Iorque.

O galardão de "O Caso Spotlight", que relata o trabalho de investigação de uma equipa de jornalistas a um caso de padres pedófilos, foi atribuído pelo trabalho dos argumentistas Josh Singer e Tom McCarthy, e ficou à frente dos argumentos de "A ponte dos espiões", "Sicario - Infiltrado", "Straight outta compton" e "Trainwreck".

Este filme, protagonizado por Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams, está nomeado para seis Óscares.

"The Big Short - A queda de Wall Street", nomeado para cinco Óscares e escrito por Charles Randolph e Adam McKay, ultrapassou "Carol", "Perdido em Marte", "Steve Jobs" e "Trumbo".

O prémio para melhor argumento de documentário foi entregue a Alex Gibney pelo filme for "Going Clear: Scientology and the Prison of Belief", sobre a história da igreja da cientologia e do seu fundador, L Ron Hubbard.

Nas categorias televisivas, a série "Better Call Saul venceu o prémio de melhor episódio dramático com o segmento "Uno", escrito por Vince Gilligan e Peter Gould. "Silicon Valley" conquistou o prémio de melhor episódio de comédia televisiva com "Sand Hill Shuffle", escrito por Clay Tarver.

A série "Mad Men" venceu o prémio de melhor drama televisivo e "Veep" o de melhor série de comédia.

Mais do que os Globos de Ouro, distribuídos pela imprensa internacional, os prémios dos diferentes sindicatos profissionais do cinema norte-americano (atores, realizadores, produtores e argumentistas), cujos membros fazem frequentemente parte dos eleitores nos Óscares, são indicadores fiáveis na corrida às preciosas estatuetas.

A cerimónia de entrega dos Óscares está agendada para 28 de fevereiro.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Morreu o companheiro de Nelson Mandela

    Mundo

    Ahmed Kathrada, activista e ícone sul-africano que lutou ao lado de Mandela contra o "apartheid" morreu hoje aos 87 anos, informou a fundação de caridade Kathrada.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.