sicnot

Perfil

Cultura

Concerto em Coimbra assinala 29 anos de saudade de Zeca Afonso

Diversos músicos participam no sábado à noite, no Conservatório de Música de Coimbra, no concerto '29 Anos de Saudade', espetáculo de homenagem a Zeca Afonso, falecido em 1987.

Zeca Afonso, autor de temas como "Grândola, Vila Morena" / www.aja.pt

Zeca Afonso, autor de temas como "Grândola, Vila Morena" / www.aja.pt

www.aja.pt

Promovido por Mário Mata e 'Os Amigos do Zeca', o concerto, que também conta com a participação de João Afonso, Rui Pato, Grupo Vocal Ad Libidum, Fernando Meireles, Magda Lopes e Manuel Rocha, visa homenagear o autor de 'Grândola, Vila Morena'.

Do grupo 'Os Amigos do Zeca' fazem parte Mário Mata (voz e guitarra), Paulo Bernardino (piano, sintetizador e acordeão), Hugo Nunes (baixo), João Domingues (guitarras), Alexandre Reis (bateria), Jorge Duarte (vozes e percussões), Mafalda Duarte (voz e flauta) e Rui Seoane, que "dá voz às baladas e aos fados de Coimbra".

"A obra de José Afonso continua a suscitar grande interesse" por parte de músicos e intérpretes e por parte do público, disse hoje à agência Lusa Manuel Rocha, referindo que o espetáculo de homenagem ao compositor, poeta e intérprete se realiza há quatro anos no Conservatório de Música de Coimbra, "sempre com muito público".

"As pessoas continuam a procurar a música de Zeca Afonso em todos os contextos", sustenta o violinista da Brigada Victor Jara e diretor do Conservatório de Música de Coimbra.

Inovador, "grande poeta" e com "uma capacidade melódica extraordinária", José Afonso alia as heranças rural e urbana e a composição moderna, "é o ambiente musical que define o país", sintetiza Manuel Rocha.

José Afonso, também conhecido por Zeca, nasceu em Aveiro, em 02 de agosto de 1929, e morreu em Setúbal, em 23 de fevereiro de 1987.

Começou a sua carreira a interpretar fados de Coimbra, nos anos 50 do século XX, tendo revolucionado a música tradicional, designadamente a canção ligada aos universitários desta cidade.

Para a realização do espetáculo, 'Os Amigos do Zeca' - grupo que foi constituído em 2009, em Penela - contam com o apoio da Câmara Municipal desta vila do distrito de Coimbra, da Antena 1 e o Diário de Coimbra.

Os bilhetes para o concerto, que se realiza às 21:30 de sábado, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, custam 15 euros e podem ser adquiridos no TicketLine ou, no dia do espetáculo, no Conservatório.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.