sicnot

Perfil

Cultura

Drones vão dançar em Leiria

Drones que "dançam" ao som de música e um audioguia para "O crime do padre Amaro", de Eça de Queirós, são alguns projetos que serão mostrados no sábado, em Leiria, no âmbito de uma iniciativa tecnológica e educativa.

© Francois Lenoir / Reuters

A iniciativa, que se realiza na Escola Secundária de Domingos Sequeira, tem por base o projeto Go! Mobilidade na Educação, desenvolvido pelo centro Entre Mar e Serra, um centro de competências em tecnologia de informação e comunicação, com a participação de vários estabelecimentos de ensino.

O projeto recebeu o Prémio de Inclusão e Literacia Digital 2015, no valor de 50 mil euros, atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Parte do dinheiro do prémio, cerca de 30 mil euros, foi canalizada para a compra de tablets e drones para que as 22 escolas envolvidas no projeto possam desenvolver, nos próximos dois anos, de forma mais autónoma, projetos tecnológicos interativos e de georreferenciação.

Aos professores, ser-lhes-á dada formação gratuita, por exemplo em programação de drones e georreferenciação, assinalou à Lusa o diretor do centro Entre Mar e Serra, António Carvalho Rodrigues.

O projeto Go! Mobilidade na Educação começou a ser trabalhado em 2007, numa parceria com a Direção-Geral de Educação.

Primeiro, foram concebidos projetos usando smartphones (telemóveis inteligentes) com GPS e, mais tarde, com acesso à internet. Numa fase mais recente, que se traduziu no prémio da FCT, foram utilizados tablets, com bússola, GPS e acesso à net, e drones (veículos aéreos não tripulados).

No sábado, dois pequenos drones vão executar movimentos ao som de uma composição musical cantada por 28 alunos do Orfeão de Leiria. A letra inclui palavras que foram usadas na programação dos drones.

A Leiria de "O crime do padre Amaro" será percorrida, rua a rua, através de um audioguia, no telemóvel, com referências à obra queirosiana.

Haverá ainda demonstrações de aplicações de jogos para smartphone cujos desafios são dados pelas coordenadas de GPS.

Com o Go! Mobilidade na Educação, o centro Entre Mar e Serra pretende dar condições às escolas para que possam educar os seus alunos para o uso correto da tecnologia, numa lógica de respeito pelos valores ambientais, culturais e patrimoniais do meio em que vivem.

António Carvalho Rodrigues acrescentou que o projeto tem permitido que jovens de escolas profissionais construam, peça a peça, pequenos drones.

O centro Entre Mar e Serra faz parte da rede nacional TIC (tecnologias de informação e comunicação) e Sociedade.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.