sicnot

Perfil

Cultura

Drones vão dançar em Leiria

Drones que "dançam" ao som de música e um audioguia para "O crime do padre Amaro", de Eça de Queirós, são alguns projetos que serão mostrados no sábado, em Leiria, no âmbito de uma iniciativa tecnológica e educativa.

© Francois Lenoir / Reuters

A iniciativa, que se realiza na Escola Secundária de Domingos Sequeira, tem por base o projeto Go! Mobilidade na Educação, desenvolvido pelo centro Entre Mar e Serra, um centro de competências em tecnologia de informação e comunicação, com a participação de vários estabelecimentos de ensino.

O projeto recebeu o Prémio de Inclusão e Literacia Digital 2015, no valor de 50 mil euros, atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Parte do dinheiro do prémio, cerca de 30 mil euros, foi canalizada para a compra de tablets e drones para que as 22 escolas envolvidas no projeto possam desenvolver, nos próximos dois anos, de forma mais autónoma, projetos tecnológicos interativos e de georreferenciação.

Aos professores, ser-lhes-á dada formação gratuita, por exemplo em programação de drones e georreferenciação, assinalou à Lusa o diretor do centro Entre Mar e Serra, António Carvalho Rodrigues.

O projeto Go! Mobilidade na Educação começou a ser trabalhado em 2007, numa parceria com a Direção-Geral de Educação.

Primeiro, foram concebidos projetos usando smartphones (telemóveis inteligentes) com GPS e, mais tarde, com acesso à internet. Numa fase mais recente, que se traduziu no prémio da FCT, foram utilizados tablets, com bússola, GPS e acesso à net, e drones (veículos aéreos não tripulados).

No sábado, dois pequenos drones vão executar movimentos ao som de uma composição musical cantada por 28 alunos do Orfeão de Leiria. A letra inclui palavras que foram usadas na programação dos drones.

A Leiria de "O crime do padre Amaro" será percorrida, rua a rua, através de um audioguia, no telemóvel, com referências à obra queirosiana.

Haverá ainda demonstrações de aplicações de jogos para smartphone cujos desafios são dados pelas coordenadas de GPS.

Com o Go! Mobilidade na Educação, o centro Entre Mar e Serra pretende dar condições às escolas para que possam educar os seus alunos para o uso correto da tecnologia, numa lógica de respeito pelos valores ambientais, culturais e patrimoniais do meio em que vivem.

António Carvalho Rodrigues acrescentou que o projeto tem permitido que jovens de escolas profissionais construam, peça a peça, pequenos drones.

O centro Entre Mar e Serra faz parte da rede nacional TIC (tecnologias de informação e comunicação) e Sociedade.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.