sicnot

Perfil

Cultura

Leonor Teles ganha Urso de Ouro para curta-metragem

A realizadora portuguesa Leonor Teles venceu o Urso de Ouro para curta-metragem no Festival de Cinema Berlim, com o filme "Balada de um Batráquio".

© Fabrizio Bensch / Reuters

© POOL New / Reuters

O filme reflete sobre o uso de sapos de cerâmica como forma de xenófobia para com a etnia cigana em Portugal.

O filme reflete sobre o uso de sapos de cerâmica como forma de xenófobia para com a etnia cigana em Portugal.

A "curta" aborda a prática comum em Portugal do uso de sapos de cerâmica, por parte de lojistas e proprietários de cafés e restaurantes, de forma a evitarem a entrada nesses estabelecimentos de membros da comunidade cigana, que têm várias superstições ligadas ao animal.

Leonor Teles, que tem raízes ciganas por parte do pai, já se tinha focado nesta comunidade no primeiro filme, "Rhoma Acans", e confessou que a impotência sentida na primeira película inspirou-a a desenvolver uma nova abordagem, em "Balada de um Batráquio".

O filme competiu com outras 24 películas, incluindo uma outra portuguesa, "Freud und Friends", de Gabriel Abrantes.

A 66ª edição do festival de cinema de Berlim, que encerra no domingo, contou com a presença de oito filmes de produção portuguesa, três dos quais na competição oficial.

Outro filme português, "Rafa" de Joao salaviza, venceu este mesmo prémio em 2012.

Última atualização às 19:02

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.