sicnot

Perfil

Cultura

Fantasporto arranca hoje com cinema latinoamericano e retrospetiva de Manchevski

A 36.ª edição do Fantasporto arranca hoje, em modo pré-Fantas, com o início da retrospetiva dedicada ao realizador macedónio Milcho Manchevski e com a "primeira das muitas produções latinoamericanas presentes este ano no festival", segundo a organização.

Cartaz Fantasporto

Cartaz Fantasporto


Às 21:30, no pequeno auditório do Rivoli -- Teatro Municipal, no Porto, vai ser exibido "Children of the Night", do espanhol Iván Noel (em concurso com "They returned"), sobre uma "colónia de crianças vítimas de vampiros adultos (...) com novos planos para a Humanidade", segundo a sinopse existente no iMDB.

Quinze minutos depois, no grande auditório do Rivoli, é apresentado "Dust", de Milcho Manchevski, realizador já nomeado para um Oscar (por "Before the rain", que "encerra simbolicamente" o festival deste ano, mas é também exibido na terça-feira às 21:45), mas que "apesar do impacto internacional da sua obra e das excelentes referências críticas nunca assumiu a sua importância no panorama do cinema mundial", de acordo com um comunicado da organização publicado no Facebook.

Em "Dust" o espectador encontra "duas histórias paralelas de redenção", explica a sinopse do Fantasporto: "Um ladrão é obrigado a sentar-se e a ouvir uma história. Na volta do século XX, dois irmãos lutam por uma mulher. Com Joseph Fiennes ('Shakespeare in Love') e Vera Farmiga ('The Judge')".

Na sexta-feira, inicia-se a secção competitiva do Fantasporto, com a antestreia mundial de "Gelo", de Luís e Gonçalo Galvão Telles, sobre Catarina, "uma jovem nascida do ADN retirado da idade do gelo, que cresce num palácio isolado, onde é submetida a vários testes, até que reencontra o passado".

O diretor do Fantasporto Mário Dorminsky disse, na apresentação do evento em finais de janeiro, que a programação da 36.ª edição vai "insistir" na América Latina, região onde se encontram "os novos nomes" do cinema.

"É na América Latina que estão a aparecer os novos nomes, as descobertas, aqueles que de facto vão dar que falar. Isso e também, curiosamente, nos países de Leste [da Europa] em que polacos, húngaros, russos, que já no ano passado marcaram uma presença muito forte no Fantasporto, voltam a marcar presenças muito significativas neste festival", afirmou Mário Dorminsky.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.