sicnot

Perfil

Cultura

Nova música da América do Sul em julho no Festival Músicas do Mundo de Sines

Os colombianos Alibombo, que fazem da reciclagem matéria de criação, e os brasileiros Bixiga 70, reflexo da vida multicultural de São Paulo, vão estar em julho, no Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines.

CM Sines

Estes são dois dos setes artistas que a organização do FMM de Sines anunciou hoje, para a 18.ª edição do FMM de Sines, marcado de 22 e 30 de julho, e que representam "os caminhos alternativos da nova música sul-americana".

Alibombo é um projeto de percussão nascido em 2009, em Medellín, pela mão dos percussionistas Davide Colorado e Lucas Jaramillo. A partir da reciclagem de desperdícios, os dois músicos criam novos ritmos, sem esquecerem as músicas tradicionais colombianas.

Os Bexiga 70, formados na melhor tradição das orquestras africanas, como os Afrika 70, de Fela Kuti - refere a organização do festival -, são compostos por dez músicos que espelham a diversidade musical e cultural de São Paulo. Na música deste grupo há samba, candomblé, música mandinga guineense e cumbia.

No FMM de Sines estarão ainda outros dois nomes brasileiros: os Graveola, que estiveram em Sines, em 2010, que regressam a Portugal para fechar uma digressão europeia, e BNegão, ex-Planet Hemp, e que faz agora parte dos Seletores de Frequência, grupo que pratica um "rap futurista", influenciado por Tom Zé.

De regresso ao festival de Sines, onde esteve em 2011 com o supergrupo Congotronics vs Rockers, estará também a cantora argentina Juana Molina.

Além de Alibombo, da Colômbia viajarão ainda os Los Pirañas, trio experimental e psicadélico, e os Systema Solar, um "coletivo músico-visual da região Caribe, especializado nas vibrações afrocaribenhas".

O Festival Músicas do Mundo de Sines, que é organizado pela câmara municipal, tinha já anunciado, para o cartaz de 2016, as presenças de Billy Bragg, The Unthanks e The Comet is Coming, todos do Reino Unido.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.