sicnot

Perfil

Cultura

"Livro do Desassossego" apresentado em Londres sob a batuta de Joana Carneiro

A maestrina Joana Carneiro dirige, hoje, em Londres, a London Sinfonietta, na apresentação do espetáculo multimédia do holandês Michael Van der Aa, baseado na obra de Fernando Pessoa/Bernardo Soares, "Livro do Desassossego".

(berkeleysymphony.org)

(berkeleysymphony.org)


A peça, "The book of disquiet" ("O livro do desassossego"), que vai subir ao palco do Teatro Coronet, hoje e quinta-feira, é a versão inglesa do espetáculo, apresentado pela primeira vez em 2009, em alemão, em Linz, na Áustria, quando aquela cidade foi Capital da Europeia da Cultura.

Nesta edição em inglês, o papel de Bernardo Soares será interpretado pelo ator e realizador Samuel West.

O espetáculo mistura representação e música ao vivo, com música gravada e 'clips' de vídeo, nos quais se destacam a fadista Ana Moura e o ator João Reis.

Este último foi protagonista da versão portuguesa, apresentada pelo Remix Ensemble, na Casa da Música, em fevereiro de 2010.

Na altura, a Casa da Música descreveu o "espetáculo cénico" de Van der Aa, como uma ocasião "imperdível", envolvendo música ao vivo, representação em palco e um filme, rodado "com laivos do universo sonoro português, nos bairros de Lisboa, que o poeta percorria".

O compositor holandês Michel van der Aa nasceu em 1970, e os seus espetáculos contemplam, regularmente, a interação de diferentes expressões, da música ao cinema e à encenação em palco.

Antigo discípulo de Louis Andriessen e Gilius van Bergeijk, foi definido pelo Financial Times como um criador que "desafia os limites de todas as suas áreas de atividade".

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.