sicnot

Perfil

Cultura

"Livro do Desassossego" apresentado em Londres sob a batuta de Joana Carneiro

A maestrina Joana Carneiro dirige, hoje, em Londres, a London Sinfonietta, na apresentação do espetáculo multimédia do holandês Michael Van der Aa, baseado na obra de Fernando Pessoa/Bernardo Soares, "Livro do Desassossego".

(berkeleysymphony.org)

(berkeleysymphony.org)


A peça, "The book of disquiet" ("O livro do desassossego"), que vai subir ao palco do Teatro Coronet, hoje e quinta-feira, é a versão inglesa do espetáculo, apresentado pela primeira vez em 2009, em alemão, em Linz, na Áustria, quando aquela cidade foi Capital da Europeia da Cultura.

Nesta edição em inglês, o papel de Bernardo Soares será interpretado pelo ator e realizador Samuel West.

O espetáculo mistura representação e música ao vivo, com música gravada e 'clips' de vídeo, nos quais se destacam a fadista Ana Moura e o ator João Reis.

Este último foi protagonista da versão portuguesa, apresentada pelo Remix Ensemble, na Casa da Música, em fevereiro de 2010.

Na altura, a Casa da Música descreveu o "espetáculo cénico" de Van der Aa, como uma ocasião "imperdível", envolvendo música ao vivo, representação em palco e um filme, rodado "com laivos do universo sonoro português, nos bairros de Lisboa, que o poeta percorria".

O compositor holandês Michel van der Aa nasceu em 1970, e os seus espetáculos contemplam, regularmente, a interação de diferentes expressões, da música ao cinema e à encenação em palco.

Antigo discípulo de Louis Andriessen e Gilius van Bergeijk, foi definido pelo Financial Times como um criador que "desafia os limites de todas as suas áreas de atividade".

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.