sicnot

Perfil

Cultura

Curta-metragem premiada no DocLisboa dará direito a pré-nomeação para Óscares

O DocLisboa terá em outubro um novo prémio para curtas-metragens e o filme vencedor ficará automaticamente pré-selecionado para os Óscares, anunciou hoje o festival português.

DocLisboa

Na 14ª edição, marcada de 20 a 30 de outubro, o DocLisboa - o mais importante festival português dedicado ao documentário - terá uma nova competição, transversal às competições portuguesa e internacional, para filmes até 40 minutos.

O vencedor nessa competição será automaticamente pré-nomeado para o Óscar de melhor documentário de curta-metragem.

Atualmente, a escolha do candidato a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro é feita pela Academia Portuguesa de Cinema.

A par dos Óscares, o DocLisboa revelou que irá ainda colaborar com a Academia Europeia de Cinema, na escolha dos candidatos ao prémio de melhor documentário europeu, no âmbito dos prémios atribuídos anualmente por aquela organização.

O DocLisboa, dirigido por Cíntia Gil, Davide Oberto e Tiago Afonso, irá, todos os anos, recomendar três filmes à Academia Europeia de Cinema para concurso àquela nomeação.

Lusa

  • Mais de 200 filmes até 1 de novembro no DOCLisboa
    2:26

    Cultura

    Já começou o maior festival de documentários do País. O DOCLisboa traz, até 1 de novembro, mais de 200 filmes, dos quais 43 são estreias mundiais. A 13ª edição é dedicada à realizadora Chantal Akerman, falecida recentemente. Há também uma retrospetiva da obra do realizador sérvio "Jelimir Jilnik", com quem assitimos a uma masterclass.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.