sicnot

Perfil

Cultura

Curta-metragem premiada no DocLisboa dará direito a pré-nomeação para Óscares

O DocLisboa terá em outubro um novo prémio para curtas-metragens e o filme vencedor ficará automaticamente pré-selecionado para os Óscares, anunciou hoje o festival português.

DocLisboa

Na 14ª edição, marcada de 20 a 30 de outubro, o DocLisboa - o mais importante festival português dedicado ao documentário - terá uma nova competição, transversal às competições portuguesa e internacional, para filmes até 40 minutos.

O vencedor nessa competição será automaticamente pré-nomeado para o Óscar de melhor documentário de curta-metragem.

Atualmente, a escolha do candidato a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro é feita pela Academia Portuguesa de Cinema.

A par dos Óscares, o DocLisboa revelou que irá ainda colaborar com a Academia Europeia de Cinema, na escolha dos candidatos ao prémio de melhor documentário europeu, no âmbito dos prémios atribuídos anualmente por aquela organização.

O DocLisboa, dirigido por Cíntia Gil, Davide Oberto e Tiago Afonso, irá, todos os anos, recomendar três filmes à Academia Europeia de Cinema para concurso àquela nomeação.

Lusa

  • Mais de 200 filmes até 1 de novembro no DOCLisboa
    2:26

    Cultura

    Já começou o maior festival de documentários do País. O DOCLisboa traz, até 1 de novembro, mais de 200 filmes, dos quais 43 são estreias mundiais. A 13ª edição é dedicada à realizadora Chantal Akerman, falecida recentemente. Há também uma retrospetiva da obra do realizador sérvio "Jelimir Jilnik", com quem assitimos a uma masterclass.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54