sicnot

Perfil

Cultura

Curta-metragem premiada no DocLisboa dará direito a pré-nomeação para Óscares

O DocLisboa terá em outubro um novo prémio para curtas-metragens e o filme vencedor ficará automaticamente pré-selecionado para os Óscares, anunciou hoje o festival português.

DocLisboa

Na 14ª edição, marcada de 20 a 30 de outubro, o DocLisboa - o mais importante festival português dedicado ao documentário - terá uma nova competição, transversal às competições portuguesa e internacional, para filmes até 40 minutos.

O vencedor nessa competição será automaticamente pré-nomeado para o Óscar de melhor documentário de curta-metragem.

Atualmente, a escolha do candidato a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro é feita pela Academia Portuguesa de Cinema.

A par dos Óscares, o DocLisboa revelou que irá ainda colaborar com a Academia Europeia de Cinema, na escolha dos candidatos ao prémio de melhor documentário europeu, no âmbito dos prémios atribuídos anualmente por aquela organização.

O DocLisboa, dirigido por Cíntia Gil, Davide Oberto e Tiago Afonso, irá, todos os anos, recomendar três filmes à Academia Europeia de Cinema para concurso àquela nomeação.

Lusa

  • Mais de 200 filmes até 1 de novembro no DOCLisboa
    2:26

    Cultura

    Já começou o maior festival de documentários do País. O DOCLisboa traz, até 1 de novembro, mais de 200 filmes, dos quais 43 são estreias mundiais. A 13ª edição é dedicada à realizadora Chantal Akerman, falecida recentemente. Há também uma retrospetiva da obra do realizador sérvio "Jelimir Jilnik", com quem assitimos a uma masterclass.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.