sicnot

Perfil

Cultura

Curta-metragem premiada no DocLisboa dará direito a pré-nomeação para Óscares

O DocLisboa terá em outubro um novo prémio para curtas-metragens e o filme vencedor ficará automaticamente pré-selecionado para os Óscares, anunciou hoje o festival português.

DocLisboa

Na 14ª edição, marcada de 20 a 30 de outubro, o DocLisboa - o mais importante festival português dedicado ao documentário - terá uma nova competição, transversal às competições portuguesa e internacional, para filmes até 40 minutos.

O vencedor nessa competição será automaticamente pré-nomeado para o Óscar de melhor documentário de curta-metragem.

Atualmente, a escolha do candidato a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro é feita pela Academia Portuguesa de Cinema.

A par dos Óscares, o DocLisboa revelou que irá ainda colaborar com a Academia Europeia de Cinema, na escolha dos candidatos ao prémio de melhor documentário europeu, no âmbito dos prémios atribuídos anualmente por aquela organização.

O DocLisboa, dirigido por Cíntia Gil, Davide Oberto e Tiago Afonso, irá, todos os anos, recomendar três filmes à Academia Europeia de Cinema para concurso àquela nomeação.

Lusa

  • Mais de 200 filmes até 1 de novembro no DOCLisboa
    2:26

    Cultura

    Já começou o maior festival de documentários do País. O DOCLisboa traz, até 1 de novembro, mais de 200 filmes, dos quais 43 são estreias mundiais. A 13ª edição é dedicada à realizadora Chantal Akerman, falecida recentemente. Há também uma retrospetiva da obra do realizador sérvio "Jelimir Jilnik", com quem assitimos a uma masterclass.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.