sicnot

Perfil

Cultura

Teresa Salgueiro canta "Cânticos da tarde e da manhã" na apresentação da revista Invenir

A cantora Teresa Salgueiro interpreta, no sábado à noite, em Lisboa, "Cânticos da tarde e da manhã", no âmbito da apresentação do 11.º número da revista Invenire, do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica.

O recital e a apresentação da revista, pelo historiador de arte Anísio Franco, conservador do Museu Nacional de Arte Antiga, estão agendados para as 21:30, na igreja dos Paulistas, em Lisboa, à calçada do Combro.

Em "Cânticos da tarde e da manhã", Teresa Salgueiro é acompanhada por Marlon Valente (acordeão) e Óscar Torres (contrabaixo), e conta com a participação especial do Coro Sacra Música.

Segundo o secretariado, o concerto de Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, é uma "oratória que tem por base o registo discográfico de 17 hinos de Vésperas e Laudes, apresentando cânticos intercalados com leituras da Bíblia, a culmina no prólogo do Evangelho segundo S. João".

A Invenire é uma publicação semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, "dedicada a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal", segundo a mesma fonte.

A revista "promove a articulação entre temas da atualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais".

Este número tem como destaque a "Evocações do paraíso. Iconografia da Idade Média", entre outros artigos, refira-se um sobre a "renovação barroca da igreja matriz de Bordeira, em Aljezur", "Retábulos policromos de alvenaria de cal e areia no norte do Alentejo", e a igreja de S. Pedro, em Peniche no tempo do barroco.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.