sicnot

Perfil

Cultura

Teresa Salgueiro canta "Cânticos da tarde e da manhã" na apresentação da revista Invenir

A cantora Teresa Salgueiro interpreta, no sábado à noite, em Lisboa, "Cânticos da tarde e da manhã", no âmbito da apresentação do 11.º número da revista Invenire, do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica.

O recital e a apresentação da revista, pelo historiador de arte Anísio Franco, conservador do Museu Nacional de Arte Antiga, estão agendados para as 21:30, na igreja dos Paulistas, em Lisboa, à calçada do Combro.

Em "Cânticos da tarde e da manhã", Teresa Salgueiro é acompanhada por Marlon Valente (acordeão) e Óscar Torres (contrabaixo), e conta com a participação especial do Coro Sacra Música.

Segundo o secretariado, o concerto de Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, é uma "oratória que tem por base o registo discográfico de 17 hinos de Vésperas e Laudes, apresentando cânticos intercalados com leituras da Bíblia, a culmina no prólogo do Evangelho segundo S. João".

A Invenire é uma publicação semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, "dedicada a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal", segundo a mesma fonte.

A revista "promove a articulação entre temas da atualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais".

Este número tem como destaque a "Evocações do paraíso. Iconografia da Idade Média", entre outros artigos, refira-se um sobre a "renovação barroca da igreja matriz de Bordeira, em Aljezur", "Retábulos policromos de alvenaria de cal e areia no norte do Alentejo", e a igreja de S. Pedro, em Peniche no tempo do barroco.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim