sicnot

Perfil

Cultura

Teresa Salgueiro canta "Cânticos da tarde e da manhã" na apresentação da revista Invenir

A cantora Teresa Salgueiro interpreta, no sábado à noite, em Lisboa, "Cânticos da tarde e da manhã", no âmbito da apresentação do 11.º número da revista Invenire, do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica.

O recital e a apresentação da revista, pelo historiador de arte Anísio Franco, conservador do Museu Nacional de Arte Antiga, estão agendados para as 21:30, na igreja dos Paulistas, em Lisboa, à calçada do Combro.

Em "Cânticos da tarde e da manhã", Teresa Salgueiro é acompanhada por Marlon Valente (acordeão) e Óscar Torres (contrabaixo), e conta com a participação especial do Coro Sacra Música.

Segundo o secretariado, o concerto de Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, é uma "oratória que tem por base o registo discográfico de 17 hinos de Vésperas e Laudes, apresentando cânticos intercalados com leituras da Bíblia, a culmina no prólogo do Evangelho segundo S. João".

A Invenire é uma publicação semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, "dedicada a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal", segundo a mesma fonte.

A revista "promove a articulação entre temas da atualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais".

Este número tem como destaque a "Evocações do paraíso. Iconografia da Idade Média", entre outros artigos, refira-se um sobre a "renovação barroca da igreja matriz de Bordeira, em Aljezur", "Retábulos policromos de alvenaria de cal e areia no norte do Alentejo", e a igreja de S. Pedro, em Peniche no tempo do barroco.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.