sicnot

Perfil

Cultura

Diário do Vaticano diz que o "O caso Spotlight" "não é anticatólico"

O filme "O caso Spotlight", vencedor do Óscar de melhor filme, é "emocionante" e "não é anticatólico" porque "dá voz ao horror e à dor profunda dos fiéis", escreveu hoje o diário do Vaticano L'Osservatore Romano.

"O caso Spotlight" é um filme sobre a investigação jornalística que revelou os abusos sexuais de menores cometidos por padres e religiosos da diocese de Boston, nos Estados Unidos.

Num artigo publicado após a entrega do galardão da Academia de Cinema dos Estados Unidos, no domingo à noite em Los Angeles (Califórnia), a publicação do Vaticano lamentou, no entanto, que o filme não mencione a "longa e difícil luta" do papa Bento XVI neste âmbito.

"É verdade, na narrativa não é dado nenhum espaço à longa e difícil luta que Joseph Ratzinger, como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e como papa, travou contra a pedofilia na Igreja", acrescentou o artigo, numa referência ao papa emérito.

"Mas, num filme não se consegue dizer tudo e as dificuldades que foram encontradas por Ratzinger só confirmam a tese do filme, (...) muitas vezes as instituições eclesiásticas não conseguiram reagir com a determinação necessária contra estes crimes", prosseguiu o artigo.

O texto frisou que a pedofilia "não deriva necessariamente do voto de castidade", destacando ainda que o filme consegue mostrar a preocupação de "muitos" na Igreja pela imagem de instituição e "não pela gravidade do ato".

O jornal da Santa Sé qualificou como um "sinal positivo" o facto de na cerimónia dos Óscares ter sido feito um apelo ao papa Francisco para que combata o flagelo da pedofilia.

"Existe confiança num papa que está a prosseguir com a limpeza iniciada pelo seu antecessor ainda como cardeal", concluiu o L'Osservatore romano.

Realizado por Tom McCarthy e protagonizado por um elenco de luxo, com nomes como Michael Keaton, Mark Ruffalo ou Rachel McAdams, o filme "O caso Spotlight" conquistou ainda na 88.ª edição dos Óscares o galardão para o melhor argumento original.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16