sicnot

Perfil

Cultura

Jerónimo de Sousa diz que mudança no CCB é "positiva" e quer nova política

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que considera positiva a mudança na presidência do Centro Cultural de Belém (CCB), mas explicou que o mais importante é uma mudança de política.

Lusa

Lusa

MIGUEL A. LOPES

O gestor António Lamas, no CCB desde 2014, teve a exoneração confirmada oficialmente na segunda-feira à noite, e o Ministério da Cultura anunciou para o seu lugar Elísio Summavielle, um dos atuais adjuntos do ministro da Cultura, João Soares.

"A escolha do presidente do CCB é da responsabilidade do ministro da Cultura. O presidente demissionário teve uma responsabilidade direta na definição de uma estratégia para Belém-Ajuda, como já tinha feito em Sintra-Monte da Lua, onde o relevante são as medidas de mercantilização da cultura, que é bom para os turistas estrangeiros e mau para os portugueses, tendo em conta os custos", disse.

Jerónimo de Sousa, que visitou hoje uma exposição no Barreiro, referiu que considera a substituição positiva.

"Neste quadro consideramos uma substituição positiva, não pela pessoa em si. Esperamos que não se trate da substituição de uma pessoa, mas sim da alteração de um projeto que estávamos em total desacordo", acrescentou.

O secretário-geral do PCP disse ainda que ficou "impressionado" com as tomadas de posição do PSD e CDS sobre o tema.

"O ministro tem essa responsabilidade. Podemos discutir o processo, mas é um direito do titular da pasta. Fico impressionado por ouvir PSD e CDS tão crispados com o processo, esquecendo-se o que fizeram em quatro anos", salientou.

Jerónimo de Sousa esteve a visitar a exposição "O Regresso das Bandeiras", sobre a jornada luta de 28 de Fevereiro de 1935, que ocorreu no Barreiro.

"Tem um grande significado pelo que representou esta ação de agitação e propaganda. Foi um ato muito simbólico e de grande coragem, que se enquadrava na luta pela liberdade, em plena ascensão do fascismo e nazismo", concluiu.

Lusa

  • PSD contesta exoneração de António Lamas
    1:25

    Cultura

    O PSD acusa o Governo de ser "uma espécie de dono disto tudo". É a reação dos sociais-democratas à demissão de António Lamas da presidência do Centro Cultural de Belém (CCB). A exoneração foi decidida pelo ministro da Cultura João Soares, que nomeou Elísio Summavielle para o cargo. O deputado Sérgio Azevedo diz que é uma mudança sem justificação e que mostra a forma autoritária e aerrogante como o Governo está a usar o aparelho do Estado.

  • BE critica processo de substituição do presidente do CCB
    1:10

    Cultura

    O Bloco de Esquerda entende que não é aceitável que se mantenham as regras do PSD de nomear direções de organismos públicos. Na resposta à demissão de António Lamas da presidência do Centro Cultural de Belém, o deputado do BE José Soeiro disse que a melhor opção para estes casos são concursos públicos internacionais. Acrescentou ainda que a capacidade do PSD para criticar a ação do Governo é absolutamente nula.

  • PS rejeita acusações na substituição do presidente do CCB
    1:20

    Cultura

    O PS rejeita as acusações de tentativa de controlo da máquina do Estado, com a nomeação para o CCB e sublinha que o que houve foi uma "desadequação da estratégia", em relação aos planos, quer Ministério da Cultura, quer da Câmara Municipal de Lisboa. A oposição acusa o o governo socialista de agir "como se fosse dono disto tudo". São as reações à demissão de António Lamas da presidência do Centro Cultural de Belém. A exoneração foi decidida pelo ministro da Cultura João Soares, que nomeou Elísio Summavielle para o cargo.

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.