sicnot

Perfil

Cultura

"Fantasporto for Peace" amanhã no Rivoli

O Fantasporto, que decorre no teatro Rivoli até ao próximo domingo, vai dedicar uma sessão aos temas da intolerância religiosa e do racismo amanhã intitulada "Fantasporto for Peace".

Cartaz Fantasporto

Cartaz Fantasporto

"Dois filmes que focam os temas da intolerância religiosa e do racismo, bem na ordem do dia, são objeto de uma sessão especial, quinta -feira à noite, integrada no 36.º Fantasporto - Festival internacional de Cinema do Porto. Ambas as películas estão centradas na perseguição aos judeus durante a II Guerra Mundial e são baseadas em acontecimentos verídicos", escreveu a organização num comunicado divulgado hoje.

No pequeno auditório do Rivoli, a partir das 21:15, vai ser exibido "Exodus to Shanghai", de Anthony Hickox, acompanhado pela curta-metragem "Ensemble", de Mohamed Fekrane.

De acordo com a organização, o filme de Hickox, do ano passado, "conta a história do doutor Ho, cônsul chinês em Viena, que, contra as instruções do seu governo, concedeu vistos a muitas centenas de judeus para que pudessem fugir para Xangai (na China), quando a Alemanha anunciou, em 1938 a anexação da Áustria".

Já o francês "Ensemble", de 2009, "conta a história do imã da Mesquita de Paris que salvou mais de um milhar de jovens judeus dos nazis na Paris ocupada, escondendo-os da polícia alemã".

"Estas histórias ensinam-nos que todas as raças e religiões podem viver juntas em paz, desafiando a cegueira do preconceito racial. Os dois filmes estão incluídos na secção não-competitiva 'Première & Panorama' do Fantasporto", acrescentou o festival.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.