sicnot

Perfil

Cultura

"Fantasporto for Peace" amanhã no Rivoli

O Fantasporto, que decorre no teatro Rivoli até ao próximo domingo, vai dedicar uma sessão aos temas da intolerância religiosa e do racismo amanhã intitulada "Fantasporto for Peace".

Cartaz Fantasporto

Cartaz Fantasporto

"Dois filmes que focam os temas da intolerância religiosa e do racismo, bem na ordem do dia, são objeto de uma sessão especial, quinta -feira à noite, integrada no 36.º Fantasporto - Festival internacional de Cinema do Porto. Ambas as películas estão centradas na perseguição aos judeus durante a II Guerra Mundial e são baseadas em acontecimentos verídicos", escreveu a organização num comunicado divulgado hoje.

No pequeno auditório do Rivoli, a partir das 21:15, vai ser exibido "Exodus to Shanghai", de Anthony Hickox, acompanhado pela curta-metragem "Ensemble", de Mohamed Fekrane.

De acordo com a organização, o filme de Hickox, do ano passado, "conta a história do doutor Ho, cônsul chinês em Viena, que, contra as instruções do seu governo, concedeu vistos a muitas centenas de judeus para que pudessem fugir para Xangai (na China), quando a Alemanha anunciou, em 1938 a anexação da Áustria".

Já o francês "Ensemble", de 2009, "conta a história do imã da Mesquita de Paris que salvou mais de um milhar de jovens judeus dos nazis na Paris ocupada, escondendo-os da polícia alemã".

"Estas histórias ensinam-nos que todas as raças e religiões podem viver juntas em paz, desafiando a cegueira do preconceito racial. Os dois filmes estão incluídos na secção não-competitiva 'Première & Panorama' do Fantasporto", acrescentou o festival.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.