sicnot

Perfil

Cultura

Cinemateca Portuguesa encontra filme espanhol dos anos 30 que estava perdido

Um excerto do filme "Sor Angélica", uma produção espanhola de 1934 de Francisco Gargallo, há muito dado como perdido, foi descoberto nos arquivos da Cinemateca Portuguesa, decorrendo agora o trabalho de salvaguarda e preservação.

© Stefan Wermuth / Reuters

Em comunicado, a Cinemateca explica que descobriu nos seus arquivos um excerto de 34 minutos do filme "Sor Angélica", em suporte de nitrato, que a Filmoteca Espanhola tinha dado como desaparecido.

O filme tinha sido depositado pelo Exército nos arquivos da Cinemateca e constava da lista de materiais por identificar. "Finalmente identificado o título e descoberta a sua relevância histórica, visto tratar-se das únicas imagens conhecidas em todo o mundo desta produção cinematográfica, decorre neste momento o trabalho de salvaguarda e preservação desta obra", sustenta o organismo.

Esse trabalho de preservação, em parceria com a Filmoteca de Espanha, decorre no laboratório do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), o departamento de arquivo fílmico da Cinemateca.

"Sor Angélica", que se estreou em Lisboa em 1942, foi considerado, à época, uma produção importante do cinema espanhol, por ter feito parte de série clerical idealizada por católicos espanhóis durante os anos 1930.

O trabalho de conservação e restauro de património fílmico faz parte da missão da Cinemateca Portuguesa, mas possivelmente é o que tem menos visibilidade para o público.

Nos espaços do ANIM funciona desde 1998 um laboratório que tem permitido o restauro de películas em suportes atualmente mais precários, como o nitrato de celulose.

A atual direção da Cinemateca já tinha anunciado que uma das estratégias era, precisamente, tirar maior proveito daquele laboratório, sobretudo a nível internacional, porque é uma das poucas infraestruturas europeias a trabalharem no restauro analógico, quando a tendência é apostar no digital.

Atualmente a Cinemateca já faz trabalho de restauro encomendado de países como França e Suíça e colabora com o laboratório norte-americano CINERIC para fornecer serviços de restauro nos mercados internacionais.

Em fevereiro passado quando esteve em Berlim, a propósito do festival de cinema Berlinale, o ministro da Cultura, João Soares, saiu em defesa desse trabalho de valorização do património fílmico.

"A proposta que fiz e que foi recebida com algum entusiasmo, nomeadamente pelo responsável do FFA [Filmförderungsanstalt], o equivalente alemão ao ICA [Instituto do Cinema e Audiovisual], é a preservação da herança cinematográfica da Europa e a possibilidade de avançarmos para uma batalha, no quadro das instituições europeias, para a criação de um fundo que permita a valorização dessa herança cultural", disse na altura em entrevista à Lusa.

Nos espaços do ANIM, no concelho de Loures, estão depositadas milhares de bobines e quilómetros de película do cinema português e também estrangeiro, desde finais do século XIX até à atualidade.

Segundo a Cinemateca Portuguesa foram já restaurados e preservados mais de 1.100 quilómetros de materiais fílmicos.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.