sicnot

Perfil

Cultura

Guitarrista americano Carvin Jones atua no Seia Jazz & Blues

O guitarrista americano Carvin Jones é a grande novidade da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues, que vai decorrer naquela cidade do distrito da Guarda entre segunda-feira e dia 12, foi hoje anunciado.

© Brian Snyder / Reuters

Segundo a organização do evento, Carvin Jones, considerado "um dos maiores guitarristas da atualidade", atuará no dia 12, um sábado, às 22:00, no espetáculo da Carvin Jones Band Trio, que fecha o festival.

O Seia Jazz & Blues começa na segunda-feira com a rubrica "Escolas com Jazz", que permite levar este género musical "a meio milhar de crianças e jovens do concelho", pela Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE).

A iniciativa junto das escolas decorrerá entre segunda-feira e quarta-feira, com sessões agendadas para o Centro Escolar de Seia, para a escola EB2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, para as escolas Dr. Abranches Ferrão, Tourais/Paranhos, Dr. Reis Leitão e para o Centro Escolar de São Romão.

A Big Band da EPSE, envolvida no projeto "Escolas com Jazz", surgiu com o objetivo de iniciar os seus alunos na área da improvisação e "desenvolve um repertório baseado em 'standarts' do jazz e do blues, incentivando-os ainda ao desenvolvimento da criação artística", segundo a Câmara Municipal de Seia, entidade promotora do festival de Jazz & Blues.

"Ao longo dos anos o município procura contemplar as várias escolas, rodando entre elas, num espírito de abertura e estreita cooperação", esclarece na nota hoje enviada à agência Lusa.

A Big Band EPSE de Seia abrirá o cartaz dos concertos deste ano, subindo ao palco da Casa da Cultura, na quinta-feira, pelas 22:00, com o convidado Gileno Santana, trompetista brasileiro, radicado em Portugal desde 2006.

No dia seguinte, também às 22:00, é a vez do quarteto do jovem saxofonista Ricardo Toscano, "considerado por muitos como uma das mais sólidas promessas do jazz que se faz em Portugal", refere a fonte.

Os bilhetes para os concertos da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues já se encontram à venda na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.