sicnot

Perfil

Cultura

Guitarrista americano Carvin Jones atua no Seia Jazz & Blues

O guitarrista americano Carvin Jones é a grande novidade da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues, que vai decorrer naquela cidade do distrito da Guarda entre segunda-feira e dia 12, foi hoje anunciado.

© Brian Snyder / Reuters

Segundo a organização do evento, Carvin Jones, considerado "um dos maiores guitarristas da atualidade", atuará no dia 12, um sábado, às 22:00, no espetáculo da Carvin Jones Band Trio, que fecha o festival.

O Seia Jazz & Blues começa na segunda-feira com a rubrica "Escolas com Jazz", que permite levar este género musical "a meio milhar de crianças e jovens do concelho", pela Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE).

A iniciativa junto das escolas decorrerá entre segunda-feira e quarta-feira, com sessões agendadas para o Centro Escolar de Seia, para a escola EB2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, para as escolas Dr. Abranches Ferrão, Tourais/Paranhos, Dr. Reis Leitão e para o Centro Escolar de São Romão.

A Big Band da EPSE, envolvida no projeto "Escolas com Jazz", surgiu com o objetivo de iniciar os seus alunos na área da improvisação e "desenvolve um repertório baseado em 'standarts' do jazz e do blues, incentivando-os ainda ao desenvolvimento da criação artística", segundo a Câmara Municipal de Seia, entidade promotora do festival de Jazz & Blues.

"Ao longo dos anos o município procura contemplar as várias escolas, rodando entre elas, num espírito de abertura e estreita cooperação", esclarece na nota hoje enviada à agência Lusa.

A Big Band EPSE de Seia abrirá o cartaz dos concertos deste ano, subindo ao palco da Casa da Cultura, na quinta-feira, pelas 22:00, com o convidado Gileno Santana, trompetista brasileiro, radicado em Portugal desde 2006.

No dia seguinte, também às 22:00, é a vez do quarteto do jovem saxofonista Ricardo Toscano, "considerado por muitos como uma das mais sólidas promessas do jazz que se faz em Portugal", refere a fonte.

Os bilhetes para os concertos da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues já se encontram à venda na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.