sicnot

Perfil

Cultura

Guitarrista americano Carvin Jones atua no Seia Jazz & Blues

O guitarrista americano Carvin Jones é a grande novidade da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues, que vai decorrer naquela cidade do distrito da Guarda entre segunda-feira e dia 12, foi hoje anunciado.

© Brian Snyder / Reuters

Segundo a organização do evento, Carvin Jones, considerado "um dos maiores guitarristas da atualidade", atuará no dia 12, um sábado, às 22:00, no espetáculo da Carvin Jones Band Trio, que fecha o festival.

O Seia Jazz & Blues começa na segunda-feira com a rubrica "Escolas com Jazz", que permite levar este género musical "a meio milhar de crianças e jovens do concelho", pela Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE).

A iniciativa junto das escolas decorrerá entre segunda-feira e quarta-feira, com sessões agendadas para o Centro Escolar de Seia, para a escola EB2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, para as escolas Dr. Abranches Ferrão, Tourais/Paranhos, Dr. Reis Leitão e para o Centro Escolar de São Romão.

A Big Band da EPSE, envolvida no projeto "Escolas com Jazz", surgiu com o objetivo de iniciar os seus alunos na área da improvisação e "desenvolve um repertório baseado em 'standarts' do jazz e do blues, incentivando-os ainda ao desenvolvimento da criação artística", segundo a Câmara Municipal de Seia, entidade promotora do festival de Jazz & Blues.

"Ao longo dos anos o município procura contemplar as várias escolas, rodando entre elas, num espírito de abertura e estreita cooperação", esclarece na nota hoje enviada à agência Lusa.

A Big Band EPSE de Seia abrirá o cartaz dos concertos deste ano, subindo ao palco da Casa da Cultura, na quinta-feira, pelas 22:00, com o convidado Gileno Santana, trompetista brasileiro, radicado em Portugal desde 2006.

No dia seguinte, também às 22:00, é a vez do quarteto do jovem saxofonista Ricardo Toscano, "considerado por muitos como uma das mais sólidas promessas do jazz que se faz em Portugal", refere a fonte.

Os bilhetes para os concertos da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues já se encontram à venda na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.