sicnot

Perfil

Cultura

Guitarrista americano Carvin Jones atua no Seia Jazz & Blues

O guitarrista americano Carvin Jones é a grande novidade da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues, que vai decorrer naquela cidade do distrito da Guarda entre segunda-feira e dia 12, foi hoje anunciado.

© Brian Snyder / Reuters

Segundo a organização do evento, Carvin Jones, considerado "um dos maiores guitarristas da atualidade", atuará no dia 12, um sábado, às 22:00, no espetáculo da Carvin Jones Band Trio, que fecha o festival.

O Seia Jazz & Blues começa na segunda-feira com a rubrica "Escolas com Jazz", que permite levar este género musical "a meio milhar de crianças e jovens do concelho", pela Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE).

A iniciativa junto das escolas decorrerá entre segunda-feira e quarta-feira, com sessões agendadas para o Centro Escolar de Seia, para a escola EB2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, para as escolas Dr. Abranches Ferrão, Tourais/Paranhos, Dr. Reis Leitão e para o Centro Escolar de São Romão.

A Big Band da EPSE, envolvida no projeto "Escolas com Jazz", surgiu com o objetivo de iniciar os seus alunos na área da improvisação e "desenvolve um repertório baseado em 'standarts' do jazz e do blues, incentivando-os ainda ao desenvolvimento da criação artística", segundo a Câmara Municipal de Seia, entidade promotora do festival de Jazz & Blues.

"Ao longo dos anos o município procura contemplar as várias escolas, rodando entre elas, num espírito de abertura e estreita cooperação", esclarece na nota hoje enviada à agência Lusa.

A Big Band EPSE de Seia abrirá o cartaz dos concertos deste ano, subindo ao palco da Casa da Cultura, na quinta-feira, pelas 22:00, com o convidado Gileno Santana, trompetista brasileiro, radicado em Portugal desde 2006.

No dia seguinte, também às 22:00, é a vez do quarteto do jovem saxofonista Ricardo Toscano, "considerado por muitos como uma das mais sólidas promessas do jazz que se faz em Portugal", refere a fonte.

Os bilhetes para os concertos da 12.ª edição do festival Seia Jazz & Blues já se encontram à venda na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.