sicnot

Perfil

Cultura

Comédia musical polaca "The Lure" vence grande prémio do Fantasporto

A comédia musical "The Lure", da realizadora polaca Agnieszka Smoczynska, venceu o grande prémio da 36.ª edição do Fantasporto, além da distinção de melhor realizador e de melhores efeitos especiais, anunciou hoje a organização.

Cartaz Fantasporto

Cartaz Fantasporto

"Um par de sereias irmãs encontram-se num triângulo amoroso quando se apaixonam pelo mesmo homem", pode ler-se na sinopse do filme vencedor da secção de Cinema Fantástico, da edição deste ano do festival.

O prémio especial do júri do Cinema Fantástico foi atribuído ao filme russo "Queen of Spades: The Dark Ride", de Svyatoslav Podgayevskiy, tendo recebido uma menção especial o filme "Cord", de Pablo Gonzalez, obra que viu a atriz Laura de Boer distinguida pela interpretação, enquanto o prémio de melhor ator foi para Ken'ichi Matsuyama, por "Chasuke's Journey".

Na Semana dos Realizadores, o título de melhor filme foi atribuído a "The Open", de Marc Lahore (também distinguido como melhor realizador da secção), que, segundo comunicado da organização, se passa "num mundo em guerra total onde, apesar disso, um casal de tenistas prossegue, sem sequer dispor de uma bola de ténis, a sua preparação para o Open enquanto luta pela sobrevivência".

O prémio especial do júri da Semana dos Realizadores foi entregue a "Just Jim", de Craig Roberts, tendo o ator palestiniano Ziad Bakri vencido o prémio de melhor ator por "Blind Sun", enquanto o galardão para a melhor atriz foi atribuído à filipina Barbie Forteza por "Laut", filme que também mereceu uma menção especial.

O melhor filme português foi "Quarto em Lisboa", de Francisco Carvalho, e a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Porto, venceu a escolha de melhor escola de cinema.

Já na secção Orient Express, "Deep Trap", de Kwan Hyung-jin, foi distinguido como melhor filme, com uma menção especial a ser dirigida a "I am a hero", de Shinsuke Sato.

"Por se registar um empate na votação do Prémio do Público, a organização do Fantasporto decidiu atribuir este galardão, ex-aequo, aos filmes 'Sensoria', do sueco Christian Hallman, e 'I am a Hero', do japonês Shinsuke Sato", acrescentou o comunicado da organização.

O Fantasporto tem a sessão de encerramento hoje, às 21:00, com a entrega de prémios, que antecede a exibição de "Before the Rain", do realizador Milcho Manchevski, terminando o festival no domingo com a exibição dos filmes premiados.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.