sicnot

Perfil

Cultura

Comédia musical polaca "The Lure" vence grande prémio do Fantasporto

A comédia musical "The Lure", da realizadora polaca Agnieszka Smoczynska, venceu o grande prémio da 36.ª edição do Fantasporto, além da distinção de melhor realizador e de melhores efeitos especiais, anunciou hoje a organização.

Cartaz Fantasporto

Cartaz Fantasporto

"Um par de sereias irmãs encontram-se num triângulo amoroso quando se apaixonam pelo mesmo homem", pode ler-se na sinopse do filme vencedor da secção de Cinema Fantástico, da edição deste ano do festival.

O prémio especial do júri do Cinema Fantástico foi atribuído ao filme russo "Queen of Spades: The Dark Ride", de Svyatoslav Podgayevskiy, tendo recebido uma menção especial o filme "Cord", de Pablo Gonzalez, obra que viu a atriz Laura de Boer distinguida pela interpretação, enquanto o prémio de melhor ator foi para Ken'ichi Matsuyama, por "Chasuke's Journey".

Na Semana dos Realizadores, o título de melhor filme foi atribuído a "The Open", de Marc Lahore (também distinguido como melhor realizador da secção), que, segundo comunicado da organização, se passa "num mundo em guerra total onde, apesar disso, um casal de tenistas prossegue, sem sequer dispor de uma bola de ténis, a sua preparação para o Open enquanto luta pela sobrevivência".

O prémio especial do júri da Semana dos Realizadores foi entregue a "Just Jim", de Craig Roberts, tendo o ator palestiniano Ziad Bakri vencido o prémio de melhor ator por "Blind Sun", enquanto o galardão para a melhor atriz foi atribuído à filipina Barbie Forteza por "Laut", filme que também mereceu uma menção especial.

O melhor filme português foi "Quarto em Lisboa", de Francisco Carvalho, e a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Porto, venceu a escolha de melhor escola de cinema.

Já na secção Orient Express, "Deep Trap", de Kwan Hyung-jin, foi distinguido como melhor filme, com uma menção especial a ser dirigida a "I am a hero", de Shinsuke Sato.

"Por se registar um empate na votação do Prémio do Público, a organização do Fantasporto decidiu atribuir este galardão, ex-aequo, aos filmes 'Sensoria', do sueco Christian Hallman, e 'I am a Hero', do japonês Shinsuke Sato", acrescentou o comunicado da organização.

O Fantasporto tem a sessão de encerramento hoje, às 21:00, com a entrega de prémios, que antecede a exibição de "Before the Rain", do realizador Milcho Manchevski, terminando o festival no domingo com a exibição dos filmes premiados.

Lusa

  • Negócios do fogo
    22:00

    Reportagem Especial

    Todos os anos, o Estado gasta centenas de milhões de euros para financiar os meios de combate aos incêndios. A reportagem especial da SIC denuncia falta de rigor e clareza em muitos dos negócios.

  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.