sicnot

Perfil

Cultura

Banksy terá sido identificado por cientistas

A identidade do artista urbano terá sido descoberta por cientistas britânicos que utilizaram os métodos da polícia para encontrar criminosos.

Na "Selva" de Calais, Banksy relembra que a Apple só existe porque os EUA deixaram um dia entrar um rapaz oriundo de Homs, Síria - o pai de Steve Jobs.

Na "Selva" de Calais, Banksy relembra que a Apple só existe porque os EUA deixaram um dia entrar um rapaz oriundo de Homs, Síria - o pai de Steve Jobs.

banksy.co.uk

A equipa da Universidade Queen Mary, em Londres, fez a referenciação geográfica de 140 obras atribuídas ao artista, entre Londres e Bristol. Conseguiram determinar os "pontos nevrálgicos" associados ao autor, como um pub, campos desportivos, uma morada em Bristol e três outras em Londres.

São todos locais frequentados por Robin Gunningham, nome citado há já várias anos como sendo a identidade real de Banksy. Desde 2008 que o seu nome é falado nos media.

No estudo que publicaram esta semana, os cientistas afirmam ter querido demonstrar o potencial que tem a georeferenciação. Além de ser utilizado como método de investigação da polícia para descobrir um assassino em série, pode ainda ser útil numa epidemia ou para identificar potenciais terroristas.

"Numa epidemia, este nosso modelo permite utilizar as moradas das pessoas infetadas para encontrar o 'paciente zero'", explica um dos autores, Steve Le Comber, num comunicado publicado no site da Universidade.

Poderá ainda ser útil para detetar associações criminosas ou planos terroristas, analisando grafitis nas ruas ou atos de vandalismo.

O site especialista em novas tecnologias Gizmodo pôs em causa este raciocínio, já que associa a arte de rua de Banksy a "atos menores de terrorismo", alertando ainda que este método pode configurar uma violação da vida privada.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.