sicnot

Perfil

Cultura

Banksy terá sido identificado por cientistas

A identidade do artista urbano terá sido descoberta por cientistas britânicos que utilizaram os métodos da polícia para encontrar criminosos.

Na "Selva" de Calais, Banksy relembra que a Apple só existe porque os EUA deixaram um dia entrar um rapaz oriundo de Homs, Síria - o pai de Steve Jobs.

Na "Selva" de Calais, Banksy relembra que a Apple só existe porque os EUA deixaram um dia entrar um rapaz oriundo de Homs, Síria - o pai de Steve Jobs.

banksy.co.uk

A equipa da Universidade Queen Mary, em Londres, fez a referenciação geográfica de 140 obras atribuídas ao artista, entre Londres e Bristol. Conseguiram determinar os "pontos nevrálgicos" associados ao autor, como um pub, campos desportivos, uma morada em Bristol e três outras em Londres.

São todos locais frequentados por Robin Gunningham, nome citado há já várias anos como sendo a identidade real de Banksy. Desde 2008 que o seu nome é falado nos media.

No estudo que publicaram esta semana, os cientistas afirmam ter querido demonstrar o potencial que tem a georeferenciação. Além de ser utilizado como método de investigação da polícia para descobrir um assassino em série, pode ainda ser útil numa epidemia ou para identificar potenciais terroristas.

"Numa epidemia, este nosso modelo permite utilizar as moradas das pessoas infetadas para encontrar o 'paciente zero'", explica um dos autores, Steve Le Comber, num comunicado publicado no site da Universidade.

Poderá ainda ser útil para detetar associações criminosas ou planos terroristas, analisando grafitis nas ruas ou atos de vandalismo.

O site especialista em novas tecnologias Gizmodo pôs em causa este raciocínio, já que associa a arte de rua de Banksy a "atos menores de terrorismo", alertando ainda que este método pode configurar uma violação da vida privada.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.