sicnot

Perfil

Cultura

Saxofonista Kamasi Washington no Porto e em Lisboa em junho

O saxofonista Kamasi Washington, autor de um dos álbuns mais elogiados de 2015, vai passar por Portugal nos próximos dias 6 e 7 de junho, na Casa da Música, no Porto, e no Tivoli, em Lisboa, respetivamente.

(Reuters/Arquivo)

Em comunicado, a promotora Uguru anunciou os dois concertos, com preços a partir de 35 euros para o Porto e a partir 20 para Lisboa.

"Kamasi Washington é um fenómeno. E uma raridade. 'The Epic', o álbum que lançou o ano passado, recolheu elogios de toda a imprensa - da Pitchfork ao New York Times - e posicionou-se destacado nas listas de melhores registos do ano em todo o lado. Foi o melhor disco de jazz de 2015 para a Blitz, por exemplo", referiu a organização.

"The Epic", nas suas três horas de duração, foi um "álbum como nenhum outro lançado em 2015", escreveu o The Guardian que o colocou em oitavo na lista de melhores de 2015, enquanto a Pitchfork referiu que o álbum soa "a uma intervenção geracional, uma ferramenta educativa que amplia a definição de estilos que caem sob o que é 'classicismo de jazz'".

Para além do seu primeiro registo em nome próprio, Kamasi Washington também participou em "To Pimp a Butterfly", de Kendrick Lamar, mantendo ligações a nomes como Thundercat ou Erykah Badu.

Na semana passada foi anunciado que Kamasi Washington recebeu a edição inaugural do American Music Prize para melhor álbum de estreia, tendo o artista dito que despejou a sua "alma e coração" no disco.

"A celebração da música, da arte e da criatividade é tão importante. (...) Estou cheio de entusiasmo e verdadeiramente inspirado para o que o futuro reserva", disse Washington em reação ao prémio, citado pela organização do galardão.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".