sicnot

Perfil

Cultura

Saxofonista Kamasi Washington no Porto e em Lisboa em junho

O saxofonista Kamasi Washington, autor de um dos álbuns mais elogiados de 2015, vai passar por Portugal nos próximos dias 6 e 7 de junho, na Casa da Música, no Porto, e no Tivoli, em Lisboa, respetivamente.

(Reuters/Arquivo)

Em comunicado, a promotora Uguru anunciou os dois concertos, com preços a partir de 35 euros para o Porto e a partir 20 para Lisboa.

"Kamasi Washington é um fenómeno. E uma raridade. 'The Epic', o álbum que lançou o ano passado, recolheu elogios de toda a imprensa - da Pitchfork ao New York Times - e posicionou-se destacado nas listas de melhores registos do ano em todo o lado. Foi o melhor disco de jazz de 2015 para a Blitz, por exemplo", referiu a organização.

"The Epic", nas suas três horas de duração, foi um "álbum como nenhum outro lançado em 2015", escreveu o The Guardian que o colocou em oitavo na lista de melhores de 2015, enquanto a Pitchfork referiu que o álbum soa "a uma intervenção geracional, uma ferramenta educativa que amplia a definição de estilos que caem sob o que é 'classicismo de jazz'".

Para além do seu primeiro registo em nome próprio, Kamasi Washington também participou em "To Pimp a Butterfly", de Kendrick Lamar, mantendo ligações a nomes como Thundercat ou Erykah Badu.

Na semana passada foi anunciado que Kamasi Washington recebeu a edição inaugural do American Music Prize para melhor álbum de estreia, tendo o artista dito que despejou a sua "alma e coração" no disco.

"A celebração da música, da arte e da criatividade é tão importante. (...) Estou cheio de entusiasmo e verdadeiramente inspirado para o que o futuro reserva", disse Washington em reação ao prémio, citado pela organização do galardão.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.