sicnot

Perfil

Cultura

Saxofonista Kamasi Washington no Porto e em Lisboa em junho

O saxofonista Kamasi Washington, autor de um dos álbuns mais elogiados de 2015, vai passar por Portugal nos próximos dias 6 e 7 de junho, na Casa da Música, no Porto, e no Tivoli, em Lisboa, respetivamente.

(Reuters/Arquivo)

Em comunicado, a promotora Uguru anunciou os dois concertos, com preços a partir de 35 euros para o Porto e a partir 20 para Lisboa.

"Kamasi Washington é um fenómeno. E uma raridade. 'The Epic', o álbum que lançou o ano passado, recolheu elogios de toda a imprensa - da Pitchfork ao New York Times - e posicionou-se destacado nas listas de melhores registos do ano em todo o lado. Foi o melhor disco de jazz de 2015 para a Blitz, por exemplo", referiu a organização.

"The Epic", nas suas três horas de duração, foi um "álbum como nenhum outro lançado em 2015", escreveu o The Guardian que o colocou em oitavo na lista de melhores de 2015, enquanto a Pitchfork referiu que o álbum soa "a uma intervenção geracional, uma ferramenta educativa que amplia a definição de estilos que caem sob o que é 'classicismo de jazz'".

Para além do seu primeiro registo em nome próprio, Kamasi Washington também participou em "To Pimp a Butterfly", de Kendrick Lamar, mantendo ligações a nomes como Thundercat ou Erykah Badu.

Na semana passada foi anunciado que Kamasi Washington recebeu a edição inaugural do American Music Prize para melhor álbum de estreia, tendo o artista dito que despejou a sua "alma e coração" no disco.

"A celebração da música, da arte e da criatividade é tão importante. (...) Estou cheio de entusiasmo e verdadeiramente inspirado para o que o futuro reserva", disse Washington em reação ao prémio, citado pela organização do galardão.

Lusa

  • "Espero que num prazo muito breve seja tudo esclarecido"
    1:34

    País

    O ministro do Trabalho e da Segurança Social disse hoje que é preciso aguardar pelo resultado da inspeção que está a ser feita às contas da associação Raríssimas. Vieira da Silva espera que tudo seja esclarecido o mais rapidamente possível.

  • As contradições do (ainda) secretário de Estado da Saúde
    1:58

    País

    Antes do pedido de demissão, o secretário de Estado da Saúde foi, na tarde de terça-feira, confrontado com uma série de novos documentos pela reportagem da TVI. Manuel Delgado é confrontado com uma série de acusações e entra, várias vezes, em contradição.

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.