sicnot

Perfil

Cultura

Beatle Paul McCartney triste com morte de "segundo pai" George Martin

George Martin era "um cavalheiro e como um segundo pai", reagiu hoje o músico Paul McCartney ao anúncio da morte do lendário produtor dos Beatles.

Paul McCartney com George Martin em 1996.

Paul McCartney com George Martin em 1996.

© Bob Collier / Reuters

"Ele guiou a carreira dos Beatles com um tal talento e um tal bom humor que se tornou um verdadeiro amigo para mim e para a minha família", adiantou o ex-Beatle na sua página na Internet.

A morte do produtor musical britânico George Martin, aos 90 anos, foi anunciada hoje pela sua família. Depois de ter juntado John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, o produtor musical da banda ficou conhecido como o "quinto Beatle".

"Desde o dia em que conseguiu o primeiro contrato de gravação para os Beatles até à última vez em que o vi, foi a pessoa mais generosa, inteligente e musical que conheci", escreveu o cantor/compositor, declarando-se "muito triste".

McCartney recordou a decisão de Martin de juntar um quarteto de cordas no single "Yesterday" e a sua diplomacia em conseguir o acordo da banda.

"O mundo perdeu um verdadeiro grande homem que deixou uma marca indestrutível na minha alma e na história da música britânica", adiantou.

Os icónicos estúdios Abbey Road, onde Martin e a banda trabalharam, divulgaram um comunicado exprimindo "sentidas condolências" à família do produtor.

"'Sir' George transformou a gravação de música com o seu talento criativo, inovação e paixão", indicaram, declarando o seu compromisso "em assegurar que o legado visionário" do produtor "viva para sempre no Abbey Road Studios".

Lusa

  • Morreu o "5º Beatle"
    2:40

    Cultura

    Morreu George Martin, o produtor musical conhecido com o quinto Beatle. Tinha 90 anos e era considerado um dos grandes responsáveis pelo som da banda britânica.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.