sicnot

Perfil

Cultura

Beatle Paul McCartney triste com morte de "segundo pai" George Martin

George Martin era "um cavalheiro e como um segundo pai", reagiu hoje o músico Paul McCartney ao anúncio da morte do lendário produtor dos Beatles.

Paul McCartney com George Martin em 1996.

Paul McCartney com George Martin em 1996.

© Bob Collier / Reuters

"Ele guiou a carreira dos Beatles com um tal talento e um tal bom humor que se tornou um verdadeiro amigo para mim e para a minha família", adiantou o ex-Beatle na sua página na Internet.

A morte do produtor musical britânico George Martin, aos 90 anos, foi anunciada hoje pela sua família. Depois de ter juntado John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, o produtor musical da banda ficou conhecido como o "quinto Beatle".

"Desde o dia em que conseguiu o primeiro contrato de gravação para os Beatles até à última vez em que o vi, foi a pessoa mais generosa, inteligente e musical que conheci", escreveu o cantor/compositor, declarando-se "muito triste".

McCartney recordou a decisão de Martin de juntar um quarteto de cordas no single "Yesterday" e a sua diplomacia em conseguir o acordo da banda.

"O mundo perdeu um verdadeiro grande homem que deixou uma marca indestrutível na minha alma e na história da música britânica", adiantou.

Os icónicos estúdios Abbey Road, onde Martin e a banda trabalharam, divulgaram um comunicado exprimindo "sentidas condolências" à família do produtor.

"'Sir' George transformou a gravação de música com o seu talento criativo, inovação e paixão", indicaram, declarando o seu compromisso "em assegurar que o legado visionário" do produtor "viva para sempre no Abbey Road Studios".

Lusa

  • Morreu o "5º Beatle"
    2:40

    Cultura

    Morreu George Martin, o produtor musical conhecido com o quinto Beatle. Tinha 90 anos e era considerado um dos grandes responsáveis pelo som da banda britânica.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano