sicnot

Perfil

Cultura

Restauração do Museu de Língua Portuguesa custará 440 mil euros

A recuperação do Museu da Língua Portuguesa e da Estação da Luz, que sofreram um incêndio em dezembro passado, deve custar 440 mil euros, segundo estimativas divulgadas hoje pelo governo do Estado de São Paulo.

A obra de recuperação começou hoje com a apresentação de um cronograma para fazer a libertação das entradas principais da estação e também a preparação do conjunto arquitetónico para a etapa seguinte de restauro e recuperação.

A previsão inicial do governo do Estado de São Paulo é que os trabalhos desta fase sejam concluídos em 10 semanas.

Em janeiro, foi assinado um convénio entre a Secretaria de Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

A parceria contempla ainda revisões da conceção de curadoria e de exposição.

A proposta é tomar como base o projeto arquitetónico desenvolvido pelos arquitetos Pedro e Paulo Mendes da Rocha.

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006 no edifício Estação da Luz, no centro de São Paulo, tendo como base uma construção histórica datada de 1901 que já havia sido atingida por outro incêndio, em 1946.

Lusa

  • Mais de 1600 ações de fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado efetuou mais de 1600 ações de fiscalização a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público (MP). Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.

  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33