sicnot

Perfil

Cultura

"Designer" dos filmes de James Bond morre aos 95 anos

O 'designer' criador do mundo fantástico do espião James Bond, Ken Adam, morreu na quinta-feira em sua casa, em Londres, com 95 anos, anunciaram hoje os media britânicos.

O 'designer' de produção, responsável pela idealização dos vilões do mundo 007 e vencedor de dois Óscares (com "Barry Lyndon" e "The Madness of King George", ambos do realizador Stanley Kubrick), morreu na quinta-feira, revelou a BBC.

"Sir Ken Adam - Um amigo, um visionário e o homem que definiu o visual dos filmes de James Bond", escreveu no Twitter o ex-James Bond Roger Moore.

"Como pessoa, era notável. A sua vida era muito mais interessante do que a maioria dos filmes que concebeu", disse o seu biógrafo, Christopher Frayling.

Nascido Klaus Adam, em Berlim, no ano de 1921, Ken Adam serviu na Força Aérea da Grã-Bretanha durante a II Guerra Mundial, quando a sua família (judaica) fugiu dos nazis para a Inglaterra.

Adam projetou também a Sala de Guerra do Pentágono de "Dr. Strangelove", o clássico de culto de Stanley Kubrick.

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05