sicnot

Perfil

Cultura

"Designer" dos filmes de James Bond morre aos 95 anos

O 'designer' criador do mundo fantástico do espião James Bond, Ken Adam, morreu na quinta-feira em sua casa, em Londres, com 95 anos, anunciaram hoje os media britânicos.

O 'designer' de produção, responsável pela idealização dos vilões do mundo 007 e vencedor de dois Óscares (com "Barry Lyndon" e "The Madness of King George", ambos do realizador Stanley Kubrick), morreu na quinta-feira, revelou a BBC.

"Sir Ken Adam - Um amigo, um visionário e o homem que definiu o visual dos filmes de James Bond", escreveu no Twitter o ex-James Bond Roger Moore.

"Como pessoa, era notável. A sua vida era muito mais interessante do que a maioria dos filmes que concebeu", disse o seu biógrafo, Christopher Frayling.

Nascido Klaus Adam, em Berlim, no ano de 1921, Ken Adam serviu na Força Aérea da Grã-Bretanha durante a II Guerra Mundial, quando a sua família (judaica) fugiu dos nazis para a Inglaterra.

Adam projetou também a Sala de Guerra do Pentágono de "Dr. Strangelove", o clássico de culto de Stanley Kubrick.

Lusa

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Ronaldo não está preocupado com repercussões de eventual fuga fiscal
    1:30

    Football Leaks

    Cristiano Ronaldo diz que quem não deve não teme. O avançado português não se mostra preocupado com as notícias que revelam que o jogador não terá declarado os rendimentos da publicidade ao fisco espanhol. Fontes do Ministério das Finanças do país vizinho confirmaram ao jornal El Mundo que o português está a ser investigado há ano e meio.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.