sicnot

Perfil

Cultura

Gravações inéditas de Jeff Buckley editadas em álbum

A compilação "You and I", que reúne gravações inéditas feitas em 1993, pelo músico norte-americano Jeff Buckley, é editada hoje, pela Sony Music.

O álbum apresenta dois originais e oito versões que Jeff Buckley gravou em estúdio, em 1993, um ano antes da edição de "Grace", o único álbum que o músico editou.

Apesar de, na época, já ter assinado contrato com a Columbia Records, Jeff Buckley não estava ainda a pensar na gravação de "Grace". Aqueles três dias passados em estúdio foram apenas exploratórios, para perceber que direção musical o guitarrista queria seguir, escreve a revista Rolling Stone.

"Jeff era uma pessoa tão talentosa, com um conhecimento profundo da história da música, de todos os géneros de música - clássica, Broadway, rock, R&B, punk, blues", afirmou à agência France Presse Steve Berkowitz, que trabalhou com o músico na Columbia Records.

As canções que saíram daquelas sessões de estúdio estão agora reunidas em "You and I", depois de terem sido descobertas nos arquivos da Sony quando esta preparava a edição comemorativa dos vinte anos de "Grace".

O álbum apresenta, por exemplo, "Just like a woman", de Bob Dylan, "Everyday people", dos Sly & The Family Stone, "I Know it's Over" e "The Boy with the Thorn in his Side", dos The Smiths, e "Night Flight", dos Led Zeppelin.

Do alinhamento fazem parte dois originais de Jeff Buckley: "Grace", tema que daria depois título ao álbum de estreia, e "Dream of You and I".

Filho do músico Tim Buckley, Jeff Buckley morreu a 29 de maio de 1997, aos 30 anos, devido a um afogamento acidental no rio Mississipi.

Apesar de ter editado apenas um álbum em vida, "Grace", a discografia de Jeff Buckley contou com várias edições póstumas, com gravações de estúdio, caseiras e ao vivo, reunidas em "Sketches for my sweetheart the drunk" (1998), "Mistery white boy" (2000), "Live at Olympia" (2001) r "So real: Songs from Jeff Buckley" (2007).

Steve Berkowitz escusou-se a dizer se "You and I" será o derradeiro disco com canções de Buckley, mas confirmou que ainda há mais material do músico.

Com Lusa

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59