sicnot

Perfil

Cultura

ModaLisboa arranca hoje no Pátio da Galé

Os desfiles da 46.ª edição da ModaLisboa, na qual serão apresentadas as coleções para o próximo inverno, arrancam hoje no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, com a plataforma Sangue Novo.

Os desfiles da ModaLisboa são apenas acessíveis por convite, mas há atividades abertas ao público em geral, todas de entrada livre. (arquivo)

Os desfiles da ModaLisboa são apenas acessíveis por convite, mas há atividades abertas ao público em geral, todas de entrada livre. (arquivo)

Pedro Nunes

Às 18:00, no desfile deste projeto destinado a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca, serão apresentadas propostas de Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos, Tânia Nicole e Tiago Loureiro (Banda).

Um júri irá escolher um dos designers para integrar a plataforma LAB (dedicada aos novos talentos). Além disso, o escolhido irá ter a sua coleção à venda na loja ComCor, em Lisboa.

Hoje são também apresentadas as coleções de Nair Xavier e David Ferreira, um estreante na ModaLisboa - ambos inseridos na plataforma LAB, no BPI, na Praça do Município -, de Valentim Quaresma, no Pátio da Galé, e de Nuno Gama, no grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).

Os desfiles são apenas acessíveis por convite, mas há atividades abertas ao público em geral, todas de entrada livre.

Hoje, entre as 15:00 e as 21:00, o Wonder Room, uma 'pop-up store' (loja temporária) com cerca de 30 marcas nacionais, tem as portas abertas na Praça do Município.

Na Sala do Risco, no Pátio da Galé, é possível acompanhar-se por imagens os três dias de desfiles através das lentes dos fotógrafos Arlindo Camacho, Nian Canard e da dupla Miguel Domingos e Raul Chan Caldeira. A mostra "Workstatin" irá sendo construída ao longo dos três dias.

Nos Paços do Concelho está patente uma outra exposição, "Gineceu Androceu", concebida por João Telmo. Ao todo são 20 fotografias, nas quais se "explora o conceito de inversão de género, em que a feminilidade não pertence só às mulheres e a masculinidade não pertence só aos homens".

Esta edição da ModaLisboa, que faz agora 25 anos, decorre até domingo sob o tema "Kiss".

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.