sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Hitler "Mein Kampf" é bestseller na Alemanha

Uma nova versão com anotações da obra de Adolf Hitler "Mein Kampf" é um bestseller na Alemanha. A republicação do livro é a primeira desde a Segunda Guerra Mundial. Com 24.000 cópias vendidas em apenas sete semanas, o recorde está a gerar alguma controvérsia.

© Michael Dalder / Reuters

Peter Ross Range, correspondente do The Washington Post na Alemanha, considera que não há nenhuma razão para pensar que o manifesto de Hitler é responsável pela hostilidade em relação aos refugiados. Em 1.966 páginas, a edição de dois volumes tem 3.700 notas de rodapé e anotações académicas.


Esta nova edição é destinada principalmente a professores, académicos e jornalistas - "multiplicadores de conhecimento", nas palavras do historiador Andreas Wirsching, diretor do reconhecido Instituto de História Contemporânea de Munique, que publicou o livro. Mas, o novo "Mein Kampf" tornou-se, obviamente, num objeto de intensa curiosidade pelo mais diverso público.


A súbita popularidade do livro deve, no entender de Peter Ross Range, ser vista como um bom sinal. Isto significa que os alemães, mesmo três gerações após a guerra, ainda procuram compreender o que correu mal. Os jovens alemães de hoje, criados em plena democracia, querem saber mais sobre a sua história. Importa também não esquecer que "Mein Kampf" tem sido até agora tratada como material de tabu, o que também poderá contribuir para uma maior curiosidade sobre a obra, refere o correspondente do The Washington Post.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.