sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Hitler "Mein Kampf" é bestseller na Alemanha

Uma nova versão com anotações da obra de Adolf Hitler "Mein Kampf" é um bestseller na Alemanha. A republicação do livro é a primeira desde a Segunda Guerra Mundial. Com 24.000 cópias vendidas em apenas sete semanas, o recorde está a gerar alguma controvérsia.

© Michael Dalder / Reuters

Peter Ross Range, correspondente do The Washington Post na Alemanha, considera que não há nenhuma razão para pensar que o manifesto de Hitler é responsável pela hostilidade em relação aos refugiados. Em 1.966 páginas, a edição de dois volumes tem 3.700 notas de rodapé e anotações académicas.


Esta nova edição é destinada principalmente a professores, académicos e jornalistas - "multiplicadores de conhecimento", nas palavras do historiador Andreas Wirsching, diretor do reconhecido Instituto de História Contemporânea de Munique, que publicou o livro. Mas, o novo "Mein Kampf" tornou-se, obviamente, num objeto de intensa curiosidade pelo mais diverso público.


A súbita popularidade do livro deve, no entender de Peter Ross Range, ser vista como um bom sinal. Isto significa que os alemães, mesmo três gerações após a guerra, ainda procuram compreender o que correu mal. Os jovens alemães de hoje, criados em plena democracia, querem saber mais sobre a sua história. Importa também não esquecer que "Mein Kampf" tem sido até agora tratada como material de tabu, o que também poderá contribuir para uma maior curiosidade sobre a obra, refere o correspondente do The Washington Post.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.