sicnot

Perfil

Cultura

Alves/Gonçalves e Storytailors no arranque do Portugal Fashion em Lisboa

A dupla de criadores Alves/Gonçalves e os Storytailors estão hoje em destaque no início do 38º Portugal Fashion, em Lisboa, que arranca com um desfile inédito dos alunos do curso profissional de Design de Moda da Casa Pia.

© Hugo Correia / Reuters

O primeiro dia do Portugal Fashion volta a ser em Lisboa, conforme tem vindo a acontecer nas últimas edições, seguindo depois para o Porto, para três jornadas de desfiles, que decorrem até sábado entre a Alfândega do Porto e espaços diferentes da cidade, com propostas para o outono/inverno.

Organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o evento de moda arranca às 18:30, no Convento do Beato, com o projeto Arte Moda by Casa Pia, no qual são apresentados os trabalhos finais dos alunos do curso profissional técnico de Design de Moda da Casa Pia, "num desfile coletivo em que se pretende divulgar o talento dos jovens criadores formados na instituição".

O encerramento do primeiro dia está a cargo da dupla de criadores Alves/Gonçalves, cuja coleção para a próxima estação fria "representa vários confrontos: oversize versus longilíneo, dialeto feminino versus masculino, simplicidade versus austeridade versus urbano, ordem versus desordem e baço versus brilho".

Já os Storytailors levam à passerelle do Portugal Fashion, segundo informação da organização, "A Caminhada da Viúva Branca", em que propõem "padrões e materiais que podem despertar uma multiplicidade de ideias e sensações" e "sobreposições de camadas que transformam a silhueta".

"Lãs, o burel da Burel Factory, pelos, veludos, cetim, 'georgette', algodão, fibra. Texturas, cortes e motivos aplicados que sugerem conchas, espirais e escamas. Matérias-primas tradicionais portuguesas e materiais e acabamentos tecnológicos", descrevem ainda.

Depois da emancipação do espaço Bloom, dedicado a novos talentos, os criadores emergentes Susana Bettencourt e Estelita Mendonça mantêm-se na passerelle principal e apresentam, num desfile conjunto, os coordenados para o próximo outono/inverno.

Aliás, a plataforma destinada aos jovens criadores também marca presença no primeiro dia do evento e no espaço Bloom a marca HIBU apresenta uma vez mais as suas criações.

Lusa

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.