sicnot

Perfil

Cultura

Alves/Gonçalves e Storytailors no arranque do Portugal Fashion em Lisboa

A dupla de criadores Alves/Gonçalves e os Storytailors estão hoje em destaque no início do 38º Portugal Fashion, em Lisboa, que arranca com um desfile inédito dos alunos do curso profissional de Design de Moda da Casa Pia.

© Hugo Correia / Reuters

O primeiro dia do Portugal Fashion volta a ser em Lisboa, conforme tem vindo a acontecer nas últimas edições, seguindo depois para o Porto, para três jornadas de desfiles, que decorrem até sábado entre a Alfândega do Porto e espaços diferentes da cidade, com propostas para o outono/inverno.

Organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o evento de moda arranca às 18:30, no Convento do Beato, com o projeto Arte Moda by Casa Pia, no qual são apresentados os trabalhos finais dos alunos do curso profissional técnico de Design de Moda da Casa Pia, "num desfile coletivo em que se pretende divulgar o talento dos jovens criadores formados na instituição".

O encerramento do primeiro dia está a cargo da dupla de criadores Alves/Gonçalves, cuja coleção para a próxima estação fria "representa vários confrontos: oversize versus longilíneo, dialeto feminino versus masculino, simplicidade versus austeridade versus urbano, ordem versus desordem e baço versus brilho".

Já os Storytailors levam à passerelle do Portugal Fashion, segundo informação da organização, "A Caminhada da Viúva Branca", em que propõem "padrões e materiais que podem despertar uma multiplicidade de ideias e sensações" e "sobreposições de camadas que transformam a silhueta".

"Lãs, o burel da Burel Factory, pelos, veludos, cetim, 'georgette', algodão, fibra. Texturas, cortes e motivos aplicados que sugerem conchas, espirais e escamas. Matérias-primas tradicionais portuguesas e materiais e acabamentos tecnológicos", descrevem ainda.

Depois da emancipação do espaço Bloom, dedicado a novos talentos, os criadores emergentes Susana Bettencourt e Estelita Mendonça mantêm-se na passerelle principal e apresentam, num desfile conjunto, os coordenados para o próximo outono/inverno.

Aliás, a plataforma destinada aos jovens criadores também marca presença no primeiro dia do evento e no espaço Bloom a marca HIBU apresenta uma vez mais as suas criações.

Lusa

  • Tragédia de Pedrógão Grande, seis meses depois

    País

    O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas. Quarenta e sete das vítimas mortais seguiam em viaturas, no dia 17 de junho, e ficaram cercadas pelas chamas na EN (estrada nacional) 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos ou em acessos a esta via.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC