sicnot

Perfil

Cultura

Filmes de Manoel de Oliveira, Miguel Gomes e Ivo Ferreira no Festival Internacional de Hong Kong

"Visita ou memórias e confissões", de Manoel de Oliveira, "As Mil e uma noites", de Miguel Gomes, e "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira, integram o Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, que arranca na segunda-feira.

"Visita ou memórias e confissões", um filme biográfico que Manoel de Oliveira rodou nos anos 1980 e pediu para só ser mostrado após a sua morte, vai ser exibido a 02 de abril no âmbito da 40.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Hong Kong (HKIFF, na sigla inglesa).

Já os filmes "O inquieto", "O desolado" e "O encantado" -- da trilogia "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes, inspirada na estrutura dos contos de tradição oral narrados pela rainha Xerazade -- têm, cada um, duas sessões previstas: a primeira a 27 de março (nos três casos) e a segunda marcada, respetivamente, para 01, 02 e 03 de abril.

A longa-metragem "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira, baseada em correspondência de António Lobo Antunes durante a guerra colonial, está programada para 25 e 27 de março.

Do cartaz do Festival Internacional de Cinema de Hong Kong fazem também parte os documentários "Os Olhos de André", premiado no festival de cinema Indie Lisboa, do realizador António Borges Correia, com exibição a 29 de março e 03 de abril, e "Eldorado XXI", uma coprodução luso-francesa, realizada por Salomé Lamas (31 de março e 02 de abril).

O cinema brasileiro também vai estar representado, com o filme "The Second Mother" ("Que Horas Ela Volta"), de Anna Muylaert, que vai ser exibido a 22 de março e 03 de abril, e "Neon Bull" ("Boi Neon"), uma coprodução entre Brasil, Uruguai e Holanda, realizada por Gabriel Mascaro.

O festival, que dura 15 dias, abre com a estreia mundial de "Chongqing Hot Pot", realizado pelo chinês Yang Qing, e com a 'première' asiática de "Trivisa", do trio de Hong Kong Frank Hui, Vicky Wong e Jevons Au. O encerramento, a 04 de abril, é com a exibição de "Creepy", do japonês Kurosawa Kiyoshi.

O cartaz do HKIFF junta mais de 240 filmes de um universo de 66 países e territórios, num alinhamento que a organização do festival, que decorre em diferentes salas, define como sendo "o mais eclético de sempre", contando com 63 estreias mundiais, internacionais e/ou asiáticas.

Fundado em 1976, o HKIFF é o mais antigo festival de cinema da Ásia e um dos mais reputados.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.