sicnot

Perfil

Cultura

Retrospetiva de Paul Verhoeven no festival de cinema Indie Lisboa

Entre os 289 filmes programados para o festival de cinema independente IndieLisboa, em abril, haverá uma retrospetiva de Paul Verhoeven, 40 filmes portugueses e o regresso de vários cineastas, anunciou a organização.

A um mês da abertura do 13º IndieLisboa, a organização apresentou hoje o programa, que faz "um retrato do ano cinematográfico independente, com muita produção inédita, em particular no cinema português", como descreveu Nuno Sena.

Entre os 4.500 filmes visionados, foi possível "encontrar um fio condutor na gigantesca produção contemporânea", afirmou.

Depois de terem sido alvo de retrospetivas, o realizador norte-americano Whit Stillman e a cineasta francesa Mia Hansen-Love voltam a ter destaque no IndieLisboa, com honras de abertura e fecho do festival.

Whit Stillman estará em Lisboa para apresentar, na abertura, o filme "Love & Friendship", a partir de uma história de Jane Austen. O IndieLisboa terminará com "L'avenir", que valeu este ano a Mia Hansen-Love o prémio em Berlim de melhor realização.

O realizador holandês Paul Verhoeven será um dos homenageados este ano no festival, na secção "Herói Independente", na qual haverá hipótese de conhecer de forma abrangente uma fi\lmografia para lá dos conhecidos "Instinto fatal" ou "Robocop".

Paul Verhoeven foi escolhido "por razões autorais, por uma ideia de cinema que resiste a pressões externas", disse Nuno Sena.

Outro "herói independente" e que estará presente no IndieLisboa será o ator e realizador francês Vincent Macaigne. De regresso estará também o cineasta Jean-Gabriel Périot, em foco na secção "Silvestre".

Entre os quase 300 filmes selecionados, 40 são portugueses, a maioria em estreia mundial. Desses 40, dez são longas-metragens, entre as quais "Treblinka", de Sérgio Tréfaut, "Cartas de guerra", de Ivo M. Ferreira, "O cinema, Manoel de Oliveira e eu", de João Botelho, e "Operação Angola: Fugir para Lutar", de Diana Andringa.

"É uma edição com um cunho marcadamente português", disse Nuno Sena.

A competição internacional conta com vários filmes portugueses: "Olmo e a gaivota", de Petra Costa e Lea Glob, "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, "Ascensão", de Pedro Peralta, "Viktoria", de Mónica Lima, e "Chatear-me-ia morrer tão joveeeeem...", animação de Filipe Abranches.

Na secção "Indie Music" haverá filmes sobre Janis Joplin, Sharon Jones, sobre os portugueses Parkinsons. Também será mostrado "Tecla tónica", nova incursão de Eduardo Morais pela música portuguesa.

A secção IndieJúnior é dedicada aos mais novos.

Marcado para decorrer entre 20 de abril e 01 de maio na Culturgest, São Jorge, Cinemateca e Cinema Ideal, o 13º IndieLisboa tem cerca de um milhão de euros de orçamento, semelhante a 2015.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC