sicnot

Perfil

Cultura

Imagem de Miguel Claro volta a ser foto do dia da NASA

Uma imagem do astrofotógrafo português Miguel Claro, captada na ilha do Pico, nos Açores, voltou a ser a fotografia de astronomia do dia da agência espacial norte-americana NASA.

A foto, publicada na terça-feira pela NASA, reproduz um 'arco-íris' de luminescência fotoquímica, em ondas gravíticas (oscilações) da atmosfera, descreve o autor numa mensagem de correio eletrónico enviada à Lusa.

Miguel Claro adianta que fixou um fenómeno raro de se ver, enquanto fotografava durante a noite a Via Láctea sobre a ilha do Faial, na subida da montanha do Pico.

O fenómeno foi também registado, a partir do espaço, pelo satélite NOAA/NASA.

As 'listas' vermelhas que se veem na foto são, provavelmente, originadas por moléculas de hidroxilo (formadas por um átomo de hidrogénio e outro de oxigénio), a 87 quilómetros de altura e estimuladas por luz ultravioleta do Sol, explica a NASA na legenda da imagem.

As tonalidades laranja e verde poderão ter sido causadas por átomos de sódio e oxigénio, ligeiramente a uma maior altitude.

Ao centro, a atravessar a imagem na vertical, uma banda de muitos pontinhos brancos é a Via Láctea, onde se situa a Terra, e no topo esquerdo, um ponto branco é outra galáxia, a Andrómeda, a mais próxima da Via Láctea, a 2,54 milhões de anos-luz do 'planeta azul'.

Mais abaixo, na foto, é possível ver a ilha do Faial iluminada e o oceano Atlântico.

Em maio, duas fotos de Miguel Claro, sobre a precessão do eixo da Terra, foram igualmente escolhidas pela NASA como imagem de astronomia do dia.

As fotografias foram captadas em abril, no Castelo de Mourão, na Reserva Dark Sky Alqueva, no Alentejo, com uma técnica que permite revelar, com a mudança do eixo de rotação da Terra, aquela que será a próxima estrela polar dentro de 12.000 anos, a estrela Vega.

Miguel Claro é astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.