sicnot

Perfil

Cultura

Matiné no Lux angaria 13 mil euros para a compra de "Adoração dos magos"

A festa "Domingos no Lux", que decorreu no dia 20 de março na discoteca Lux Frágil, em Lisboa, angariou 13 mil euros para a campanha de aquisição do quadro "Adoração dos Magos", foi hoje anunciado.

De acordo com fonte do gabinete de comunicação do Museu Nacional de Arte Antiga, que lançou no ano passado a campanha para a compra da obra a privados, cerca de duas mil pessoas estiveram presentes na festa.

A campanha de aquisição do quadro de Domingos Sequeira (1768-1837) ultrapassou até ao momento os 447 mil euros, sendo o valor total da obra 600 mil euros.

Desde o final de outubro do ano passado, milhares de pessoas, muitas delas anónimas, contribuíram para a campanha, que também recebeu contributos, entre outros, de câmaras municipais, juntas de freguesia, da Sociedade Portuguesa de Autores, da Fundação Luso-Americana e da Fundação EDP.

A Fundação Aga Khan, que contribuiu com 200 mil euros, foi a maior doação até hoje, e, segundo declarações à agência Lusa do diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, "deu um grande impulso" à campanha.

Também houve contribuições de alunos e funcionários da Casa Pia de Lisboa, da Fundação Carmona e Costa, do Automóvel Clube de Portugal, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, da associação AGIC de guias e intérpretes, dos arquitetos Aires Mateus e dos galeristas Jorge Welsh e Philippe Mendes.

Por seu turno a ANA - Aeroportos de Portugal anunciou que irá apoiar com 20 mil euros, e a Câmara Municipal do Porto também anunciou que irá entregar um donativo de 15 mil euros, o mesmo valor dado pela Fundação EDP.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, e o quadro "Adoração dos Magos" é considerado "insubstituível" pelo museu, fazendo parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas.

Na sua coleção, o museu possui os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.

Inédita em Portugal, a campanha decorre até ao final de abril, e o museu tem toda a informação disponível em sequeira.publico.pt.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.