sicnot

Perfil

Cultura

Dois livros de Dr. Seuss vão ser publicados em Portugal

Os livros para crianças "O gato do chapéu" e "Ovos verdes e presunto", do autor norte-americano Dr. Seuss são editados este mês em Portugal, pela Booksmile.

No caso de "O gato do chapéu" (1957) é uma reedição, uma vez que já tinha sido publicado anteriormente pela Gradiva, mas "Ovos verdes e presunto" (1960) tem aqui a primeira edição no mercado português.

Dr. Seuss é o nome pelo qual é conhecido o escritor, ilustrador e cartoonista norte-americano Theodor Seuss Geisel, que morreu em 1991, deixando mais de sessenta livros para crianças, quase todos de poesia, traduzidos em mais de trinta línguas.

Largamente premiada e lida pelos mais novos, a obra de Dr.Seuss também já foi adaptada para televisão e cinema, nomeadamente nos filmes "Lorax" (2012), "Grinch" (2000) e "Horton e o mundo dos quem" (2008).

Em 1984, Dr.Seuss recebeu um prémio Pulitzer pelo contributo para os níveis de literacia e educação das crianças nos Estados Unidos.

No ano passado, a Booksmile editou "Que amigo levo comigo?", escrito e ilustrado por Dr.Seuss entre os anos 1950 e 1960, e que foi descoberto em 2013, entre papéis e desenhos dispersos, reunidos numa caixa.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.