sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o Nobel da Literatura Imre Kertész

O escritor húngaro Imre Kertész foi prémio Nobel da Literatura em 2002 e morreu hoje, em sua casa, em Budapeste, aos 86 anos, informou a agência noticiosa MTI.

© Reuters Photographer / Reuter

Imre Kertész era um judeu húngaro que foi deportado para Auschwitz aos 15 anos na sequência de perseguições nazis. As suas obras ficaram marcadas pelo Holocausto.

Anos mais tarde, foi transferido de Auschwitz para o campo de concentração de Buchenwald, de onde foi libertado em 1945 pelas tropas norte-americanas.

Depois da guerra, foi jornalista e tradutor de autores alemães.

A sua obra mais conhecida, "Sem Destino", descreve a experiência de um rapaz de 15 anos nos campos de concentração de Auschwitz, Buchenwald e Zeitz.

Com Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15