sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o Nobel da Literatura Imre Kertész

O escritor húngaro Imre Kertész foi prémio Nobel da Literatura em 2002 e morreu hoje, em sua casa, em Budapeste, aos 86 anos, informou a agência noticiosa MTI.

© Reuters Photographer / Reuter

Imre Kertész era um judeu húngaro que foi deportado para Auschwitz aos 15 anos na sequência de perseguições nazis. As suas obras ficaram marcadas pelo Holocausto.

Anos mais tarde, foi transferido de Auschwitz para o campo de concentração de Buchenwald, de onde foi libertado em 1945 pelas tropas norte-americanas.

Depois da guerra, foi jornalista e tradutor de autores alemães.

A sua obra mais conhecida, "Sem Destino", descreve a experiência de um rapaz de 15 anos nos campos de concentração de Auschwitz, Buchenwald e Zeitz.

Com Lusa

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36