sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o Nobel da Literatura Imre Kertész

O escritor húngaro Imre Kertész foi prémio Nobel da Literatura em 2002 e morreu hoje, em sua casa, em Budapeste, aos 86 anos, informou a agência noticiosa MTI.

© Reuters Photographer / Reuter

Imre Kertész era um judeu húngaro que foi deportado para Auschwitz aos 15 anos na sequência de perseguições nazis. As suas obras ficaram marcadas pelo Holocausto.

Anos mais tarde, foi transferido de Auschwitz para o campo de concentração de Buchenwald, de onde foi libertado em 1945 pelas tropas norte-americanas.

Depois da guerra, foi jornalista e tradutor de autores alemães.

A sua obra mais conhecida, "Sem Destino", descreve a experiência de um rapaz de 15 anos nos campos de concentração de Auschwitz, Buchenwald e Zeitz.

Com Lusa

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.