sicnot

Perfil

Cultura

Músico processa Royal Opera House por problema auditivo irreversível

Um músico processou a Royal Opera House, em Londres, considerando que lhe arruinou a carreira ao colocá-lo durante os ensaios à frente da secção de metais, o que lhe causou um problema auditivo irreversível.

© Reuters Photographer / Reuter

Chris Goldscheider, que toca viola de arco, alega que em 2012 o seu ouvido ficou "irremediavelmente danificado" durante os ensaios musicais para preparar a ópera "A Valquíria" de Richard Wagner, "devido ao facto da secção de metais estar colocada" atrás de si, de acordo com o processo.

O som a que o músico esteve exposto durante as sessões de ensaio chegou a alcançar uma intensidade de 137 decibéis, o equivalente ao de um motor de um avião.

De acordo com a BBC, citada pela agência noticiosa espanhola EFE, a queixa refere que o ruído causou ao músico um dano traumático permanente.

Filho de um compositor, Goldscheider ensaiava até seis horas por dia desde os 10 anos. Músico profissional há 25 anos, tocou na Filarmónica de Liverpool e nas Orquestras Sinfónicas da BBC antes de se juntar à Royal Opera House em 2002.

"A música constituía o meu rendimento. Era tudo para mim", afirmou o músico, de 46 anos.

A Royal Opera House negou a sua responsabilidade, embora cerca de um quarto dos 100 músicos da orquestra tenha relatado problemas auditivos ocasionais.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..