sicnot

Perfil

Cultura

Filme "Batman V Super-Homem" tem tecnologia áudio criada em Leiria

O filme "Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça", em exibição nas salas de cinema portuguesas, utilizou uma tecnologia áudio desenvolvida pelo docente do Instituto Politécnico de Leiria Nuno Fonseca.

O áudio deste novo filme da Warner Bros. Pictures recorreu a um "software" com um sistema de partículas desenvolvido por Nuno Fonseca, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, refere o politécnico em nota de imprensa.

Segundo o comunicado, "esta nova tecnologia tem capacidade para lidar com milhares de sons em simultâneo e é especialmente vocacionada para grandes produções cinematográficas", tendo sido já utilizada em filmes como o 'remake' do "Poltergeist", "The Forest", "The Walk", "Steve Jobs", e agora neste "Batman V Super-Homem".

Esta tecnologia está também a ser usada em algumas "superproduções" com estreias marcadas para este ano. "Com esta nova tecnologia, o computador consegue criar e gerir milhares de sons em simultâneo, conseguindo um resultado muito mais realista e com muito menos trabalho", explica Nuno Fonseca citado na nota de imprensa.

O "software" está a ser testado em todos os principais estúdios de pós-produção áudio a nível mundial, como Skywalker Sound, Sony Pictures, Warner Bros., Universal, 20th Century Fox, Technicolor (Paramount Studios), Formosa, Pinewood (UK), e desde outubro, passou igualmente a ser testado no Park Road Post, o estúdio de pós-produção de Peter Jackson, na Nova Zelândia.

O novo filme "Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça" é já considerado um dos mais caros da história do cinema, e conta com a participação de atores como Ben Affleck, Amy Adams, Henry Cavill, Jesse Eisenberg, Jeremy Irons, Kevin Costner, entre outros.

Nuno Fonseca é coordenador da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia do Politécnico de Leiria e professor no departamento de Engenharia Informática da ESTG.

É professor convidado da Escola Superior de Música de Lisboa e membro do "Technical Committee on Sound for Digital Cinema & Television" da Audio Engineering Society, e membro da "Society of Motion Pictures & Television Engineers".

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.