sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Paula Rego "The Servant" vai ser leiloada em Lisboa

A obra em pastel e acrílico "The Servant", criada por Paula Rego em 1993-94, vai ser leiloada a 12 de abril, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers, anunciou hoje a leiloeira.

Paula Rego

Paula Rego

AP

Trata-se do primeiro pastel de grande formato produzido pela artista, com 152 centímetros por 122, segundo a leiloeira, que não revela uma estimativa do preço da obra, mantendo-o ainda sob consulta.

Proveniente de uma coleção privada, a obra da pintora portuguesa radicada em Londres esteve exposta na Hayward Gallery, naquela cidade, em 1994, e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Galiza, em 2014.

"The Servant" representa uma cena doméstica, onde o primeiro plano é ocupado por uma figura masculina segurando uma figura feminina enquanto esta vomita, e em segundo plano, por um pónei de brincar e pelo reflexo de um veado num espelho de grande dimensão, dando uma atmosfera de ambiguidade à cena.

No leilão estarão também obras de artistas como Joana Vasconcelos, com a obra "Agua Dulce, Agua Salé", de 2014, com uma estimativa de 20.000 a 30.000 euros.

Trata-se de uma escultura composta por chuveiros em aço inoxidável, croché em lã, poliéster, entre outros materiais.

Serão ainda levadas a este leilão um acrílico sobre papel, sem título, de 1982, criado por Miquel Barceló, com uma estimativa entre 30.000 e 40.000 euros, o guache sobre papel "Schwester Rosi/ Sister Rosi", de Georg Baselitz, de 1998, com uma estimativa de 20.000 a 30.000 euros.

"Yo Permanezco en mi Lugar" (2005-2010), uma escultura em alumínio produzida em molde de cera perdida, de Susy Gómez, vai com uma estimativa de 25.000 a 35.000 euros.

As obras vão estar expostas, a partir de quinta-feira, nas instalações da leiloeira, na avenida Elias Garcia, em Lisboa, até 11 de abril, e o leilão terá lugar a 12 de abril, terça-feira, pelas 21:00, no mesmo local.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.