sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Paula Rego "The Servant" vai ser leiloada em Lisboa

A obra em pastel e acrílico "The Servant", criada por Paula Rego em 1993-94, vai ser leiloada a 12 de abril, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers, anunciou hoje a leiloeira.

Paula Rego

Paula Rego

AP

Trata-se do primeiro pastel de grande formato produzido pela artista, com 152 centímetros por 122, segundo a leiloeira, que não revela uma estimativa do preço da obra, mantendo-o ainda sob consulta.

Proveniente de uma coleção privada, a obra da pintora portuguesa radicada em Londres esteve exposta na Hayward Gallery, naquela cidade, em 1994, e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Galiza, em 2014.

"The Servant" representa uma cena doméstica, onde o primeiro plano é ocupado por uma figura masculina segurando uma figura feminina enquanto esta vomita, e em segundo plano, por um pónei de brincar e pelo reflexo de um veado num espelho de grande dimensão, dando uma atmosfera de ambiguidade à cena.

No leilão estarão também obras de artistas como Joana Vasconcelos, com a obra "Agua Dulce, Agua Salé", de 2014, com uma estimativa de 20.000 a 30.000 euros.

Trata-se de uma escultura composta por chuveiros em aço inoxidável, croché em lã, poliéster, entre outros materiais.

Serão ainda levadas a este leilão um acrílico sobre papel, sem título, de 1982, criado por Miquel Barceló, com uma estimativa entre 30.000 e 40.000 euros, o guache sobre papel "Schwester Rosi/ Sister Rosi", de Georg Baselitz, de 1998, com uma estimativa de 20.000 a 30.000 euros.

"Yo Permanezco en mi Lugar" (2005-2010), uma escultura em alumínio produzida em molde de cera perdida, de Susy Gómez, vai com uma estimativa de 25.000 a 35.000 euros.

As obras vão estar expostas, a partir de quinta-feira, nas instalações da leiloeira, na avenida Elias Garcia, em Lisboa, até 11 de abril, e o leilão terá lugar a 12 de abril, terça-feira, pelas 21:00, no mesmo local.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC