sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Paula Rego "The Servant" vai ser leiloada em Lisboa

A obra em pastel e acrílico "The Servant", criada por Paula Rego em 1993-94, vai ser leiloada a 12 de abril, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers, anunciou hoje a leiloeira.

Paula Rego

Paula Rego

AP

Trata-se do primeiro pastel de grande formato produzido pela artista, com 152 centímetros por 122, segundo a leiloeira, que não revela uma estimativa do preço da obra, mantendo-o ainda sob consulta.

Proveniente de uma coleção privada, a obra da pintora portuguesa radicada em Londres esteve exposta na Hayward Gallery, naquela cidade, em 1994, e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Galiza, em 2014.

"The Servant" representa uma cena doméstica, onde o primeiro plano é ocupado por uma figura masculina segurando uma figura feminina enquanto esta vomita, e em segundo plano, por um pónei de brincar e pelo reflexo de um veado num espelho de grande dimensão, dando uma atmosfera de ambiguidade à cena.

No leilão estarão também obras de artistas como Joana Vasconcelos, com a obra "Agua Dulce, Agua Salé", de 2014, com uma estimativa de 20.000 a 30.000 euros.

Trata-se de uma escultura composta por chuveiros em aço inoxidável, croché em lã, poliéster, entre outros materiais.

Serão ainda levadas a este leilão um acrílico sobre papel, sem título, de 1982, criado por Miquel Barceló, com uma estimativa entre 30.000 e 40.000 euros, o guache sobre papel "Schwester Rosi/ Sister Rosi", de Georg Baselitz, de 1998, com uma estimativa de 20.000 a 30.000 euros.

"Yo Permanezco en mi Lugar" (2005-2010), uma escultura em alumínio produzida em molde de cera perdida, de Susy Gómez, vai com uma estimativa de 25.000 a 35.000 euros.

As obras vão estar expostas, a partir de quinta-feira, nas instalações da leiloeira, na avenida Elias Garcia, em Lisboa, até 11 de abril, e o leilão terá lugar a 12 de abril, terça-feira, pelas 21:00, no mesmo local.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.